Além dos helicópteros H-60 Black Hawk, a Força Aérea Brasileira também utiliza aeronaves KC-390 Millenium e C-98 Caravan no apoio ao Rio Grande do Sul. Desde o dia 28/04 o estado gaúcho sofre com chuvas e enchentes, que já deixaram 42 mortos.
Na noite de quinta-feira (02), um KC-390 do Esquadrão Zeus (1º Grupo de Transporte de Tropa) decolou da Base Aérea do Galeão (RJ) e pousou na Base Aérea de Canoas (RS), levando a bordo um Hospital de Campanha completo do Exército Brasileiro. Ao todo, 12 toneladas de equipamentos, que serão empregados na montagem do Hospital, foram levados para Lajeado, onde parte das operações de apoio estão concentradas.
Força Aérea Brasileira (FAB) transporta Hospital de Campanha do Exército para o Sul do País.
O Esquadrão foi acionado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) para executar o transporte aéreo logístico.Saiba mais em https://t.co/t1kw3nJTMz#FAB #AsasQueProtegemOPaís… pic.twitter.com/Ai0X3DvacH
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) May 3, 2024
“Poder participar de uma missão que auxilie na melhora das condições de saúde e que leve alento aos moradores da região é muito gratificante e ratifica a capacidade de pronta resposta do Esquadrão”, relata o comandante da aeronave, Capitão Aviador Israel Amorim Barbosa Leal.
Já nesta sexta-feira (03), a FAB empregou um Cessna C-98 para transportar, de Canoas para Santa Maria, equipamentos hospitalares, material laboratorial e leite materno infantil.

Uma grande mobilização aérea está em atividade para missões de transporte e busca e salvamento no Rio Grande do Sul. As enchentes arrasaram várias cidades do interior e já começa a trazer transtornos para a capital Porto Alegre e região metropolitana. Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 265 municípios e 351 mil pessoas foram diretamente afetadas pelas chuvas.