O esforço aéreo em apoio ao Rio Grande do Sul segue crescendo. Marinha do Brasil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar do Paraná (PMPR) também enviaram seus helicópteros para socorro ao estado, que sofre com as enchentes desde segunda-feira (30). Vinte e quatro pessoas morreram e 21 estão desaparecidas.
Os vales dos rios Caí, Pardo, Taquari e Jacuí e as regiões do centro e serra gaúcha são as áreas mais afetadas pelas chuvas. Segundo o governador Eduardo Leite, este é o maior desastre natural na história do Rio Grande do Sul. Forças armadas e de segurança pública do RS e outros estados tem empregado diversos helicópteros em ações de busca e resgate.
Nesta quinta-feira (02), a Marinha do Brasil confirmou que possui dois helicópteros de prontidão, um UH-15 Super Cougar e um UH-12 Esquilo, mas ambos aguardam melhoras nas condições meteorológicas para deslocarem até a região. O UH-15 está em Florianópolis (SC) e o Esquilo em Rio Grande (RS); quando chegar, o UH-15 será o maior helicóptero empregado na operação, junto dos H-60L Black Hawk da Força Aérea Brasileira.
Confira o resgate de uma criança de 2 anos realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã desta quinta-feira (2/05).
Um helicóptero H-60L Black Hawk, operado pelo Esquadrão Pantera, pousou na Base Aérea de Santa Maria (BASM) e a criança foi encaminhada para um hospital de…— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) May 2, 2024
Brigada Militar resgata casal no telhado de uma casa no município de Cruzeiro do Sul pic.twitter.com/i4WiHJ0wjb
— Brigada Militar-RS (@brigadamilitar_) May 2, 2024
PUBLICIDADE
Também nesta quinta-feira um helicóptero Aw-119 do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da PRF chegou ao RS, pousando em Santo Antônio da Patrulha. A aeronave lotada no Paraná começou o deslocamento ainda no feriado do Dia do Trabalho, mas fez várias paradas ao longo do trajeto, também por conta das condições meteorológicas. A PMPR, por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA) também se uniu ao apoio aéreo ao Rio Grande do Sul, deslocando um helicóptero EC-130B4 (Falcão 08).
Aeronaves da FAB e Exército Brasileiro, das polícias militares de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, da Polícia Civil Gaúcha e do Corpo de Bombeiros Militar do RS já estão atuando no esforço de socorro, resgatando centenas de pessoas ilhadas pelas enchentes.