O helicóptero Robinson R44 de prefixo PR-HDB que estava desaparecido há 12 dias em São Paulo (SP) foi encontrado pela equipe de buscas na manhã desta sexta-feira (12).
De acordo com a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP), a aeronave foi localizada pelo Águia 24 em uma região de mata fechada em Paraibuna, na região do Vale do Paraíba, local distante a 120 km da sua decolagem, no Campo de Marte.
Até o momento, ainda não se sabe se há algum sobrevivente dos quatro ocupantes. Na imagem divulgada pela PMSP é possível observar os destroços na vegetação, evidenciando a dificuldade enfrentada pelas equipes de buscas.
Em andamento Equipes da Polícia Militar acabam de localizar o helicótero desaparecido há 12 dias, que tinha como destino o Litoral Norte de São Paulo.
A aeronave foi localizada pelo Águia 24. #190PMESP pic.twitter.com/giaVFQ8Dym
— Polícia Militar do Estado de São Paulo (@PMESP) January 12, 2024
Veja o momento em que os tripulantes do helicóptero Águia da Polícia Militar am a mata. https://t.co/H4BodtYkBf pic.twitter.com/OZgahwaEqq
— Polícia Militar do Estado de São Paulo (@PMESP) January 12, 2024
Conforme apurado pelo portal G1, a Força Aérea Brasileira (FAB) enviará um helicóptero H-60 Black Hawk com uma equipe de resgate para fazer a investigação preliminar, bem como averiguar se há sobreviventes.
Durante 12 dias de buscas, a FAB e a PMSP uniram esforços em uma região de 5mil km² nas proximidades do litoral de São Paulo em busca do R-44 desaparecido. A aeronave estava desaparecida desde o dia 31 de dezembro, quando decolou em direção a Ilhabela, mas sem chegar ao seu destino.
Um vídeo divulgado por dos ocupantes, revelou que havia muito nevoeiro e visibilidade baixa, fazendo com que o helicóptero realizasse um pouso em uma região de mata, contudo, o R-44 levantou voo novamente, desaparecendo em seguida.
Atualização às 11:24: após a chegada da equipe de resgate da FAB, foi confirmado 4 óbitos no local do acidente.
“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que o helicóptero, de matrícula PR-HDB, desaparecido no litoral de São Paulo (SP), foi encontrado, nesta sexta-feira (12/01). As buscas, integradas pela FAB desde a segunda-feira (01/01), envolveram as aeronaves SC-105 Amazonas e H-60 Black Hawk, com um esforço de mais de 135 horas de voo.
Empregado pelo Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera, de Santa Maria (RS), o helicóptero H-60 Black Hawk se deslocou para averiguação e confirmação do local da ocorrência, com nove tripulantes a bordo, assim como a aeronave SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano, de Campo Grande (MS), com 15 tripulantes especializados.
Investigação da ocorrência aeronáutica
Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), localizado em São Paulo (SP), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados, nesta sexta-feira (12/01), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-HDB, na região de Paraibuna (SP).
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.
A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”.
Leia também:
- Número de ageiros do Aeroporto de Munique aumenta em 17% no ano de 2023
- Airbus entregou 735 aeronaves em 2023
- GOL terá 3 voos diários na rota Brasília-Santos Dumont a partir de 15 de janeiro
Com informações: G1