Nesta sexta-feira (12), o primeiro jato de transporte multimissão Embraer KC-390 Millennium da Hungria pousou no país europeu. A aeronave, que ainda não foi oficialmente entregue à Força Aérea Húngara (HunAF), foi escoltada por um par de caças Saab Gripen.
Ainda com a matrícula provisória brasileira, PT-ZHP, fez seu primeiro voo em fevereiro e agora chega ao país para realização de testes, aéreos e em solo, pelas próximas três semanas, antes do evento de entrega final.
Ostentando uma pintura cinza claro – similar à usada pelo KC-390 português – e com as marcações cobertas, o Millennium húngaro fez escalas em Recife (PE) e Las Palmas (Espanha) antes de pousar na base aérea de Kecskemet. Futuramente, receberá a matrícula militar 610.
🇭🇺 The first Hungarian KC-390 military transport aircraft has landed in Hungary, announced Zsolt Kutnyánszky, State Secretary for Defense Policy, at Kecskemét.
🌟 This acquisition marks a significant phase in modernizing the Hungarian Air Force. The aircraft is part of a larger… pic.twitter.com/fz1ftVfl48
— Zoltan Kovacs (@zoltanspox) April 12, 2024
Falando à imprensa na base, o Secretário Húngaro de Política de Defesa, Zsolt Kutnyánszky, disse que a chegada do KC-390 é parte de uma ampla renovação nas Forças de Defesa da Hungria (HDF). “Agora é a hora para ser um soldado”, disse Zsolt, destacando ainda que “que o policiamento aéreo e a defesa aérea são altamente significativos, pelo que a modernização da Força Aérea é a prioridade número um neste período de desenvolvimento.”
Em 2020 a Hungria assinou a compra de dois KC-390, com opção para mais duas aeronaves. O segundo avião deve ser entregue ainda em 2024, no último trimestre. Zsolt reforçou que os jatos são os primeiros que serão equipados com UTI aerotransportada e unidade para transporte de pacientes, além da capacidade para 80 soldados.
Além da HUNAF, o Embraer KC-390 foi selecionado pelas forças aéreas do Brasil, Portugal, Holanda, Áustria, República Tcheca e Coreia do Sul. Países como Índia, Suécia e Arábia Saudita também tem interesse pelo jato brasileiro. Recentemente, a Embraer e a Força Aérea Brasileira am memorando para estudos sobre uma versão de patrulha marítima/missões especiais do KC-390.