Em um treinamento conjunto na Suécia, uma aeronave MC-130J Commando II da Força Aérea dos Estados Unidos pousou em uma estrada na ilha sueca de Gotland, no dia 23/10. Logo após parar na rodovia, o avião desembarcou um veículo lançador de foguetes M142 HIMARS.
O MC-130J do 67º Esquadrão de Operações Especiais da USAF, sobrevoou o local em formação com um C-130H da Força Aérea Sueca (designado localmente como TP 84). Os cargueiros turboélices também foram escoltados por um par de caças JAS-39C Gripen.
Assim que pousou na estrada, o MC-130 abriu sua rampa traseira parcialmente, ainda em movimento. Com a aeronave parada, a rampa foi completamente aberta e o M142 HIMARS (High Mobility Artillery Rocket System) saiu do avião, junto com outros militares. O veículo se deslocou para o canteiro ao lado da estrada enquanto o Hércules de operações especiais decolava.
#Now U.S. Special Operations aircraft lands in highway near Visby, Gotland 🇸🇪 with an exceptional cargo #SoFinEurope pic.twitter.com/W4Ii8ddtr0
— US Spec Ops Europe (@US_SOCEUR) October 23, 2021
Os tripulantes do HIMARS, que pertence à Guarda Nacional do Wisconsin, simularam o disparo de foguetes. Depois, o veículo ainda foi embarcado no TP 84 Hércules e foi levado para outro lugar.
The #Wisconsin #ArmyNationalGuard operated a #HIMARS during a simulated fire 🔥 on Gotland Island in Sweden, undoubtedly displaying the United States’ and Sweden’s continued effort in maintaining #interoperability and rapid response #readiness in the region. #SOFinEurope 💪🏼 pic.twitter.com/slxfh2BuIn
PUBLICIDADE — US Spec Ops Europe (@US_SOCEUR) October 26, 2021
Toda essa operação faz parte de um exercício conjunto entre forças especiais dos EUA e Suécia. O treinamento bilateral é liderado pelos suecos e ocorre no sul do país e na própria Ilha de Gotland. “Para poder realizar operações especiais em uma situação difícil, devemos ser treinados juntos, ter sido testados juntos em condições controláveis e, assim, construir uma confiança mútua nas habilidades uns dos outros. É por isso que os exercícios recorrentes com nossos parceiros aqui e fora de casa são tão importantes”, diz o chefe do comando das forças especiais, General-Brigadeiro Anders Löfberg.
“Ao nos desafiarmos constantemente e aos nossos parceiros, estamos constantemente melhorando. Só podemos conseguir isso por meio de exercícios conjuntos recorrentes e intercâmbios com nossos parceiros”, afirmou Löfberg sobre a operação com o HIMARS.
And perhaps even more interesting, the #HIMARS was then loaded onto a Swedish C-130H Hercules (local designation TP 84) and moved to another location in Sweden. h/t @GripenNews #turpo=#säkpol https://t.co/UycesACQIR
— Corporal Frisk (@CorporalFrisk) October 23, 2021
Similar ao ASTROS II brasileiro, o M142 HIMARS é desenvolvido e fabricado pela Lockheed Martin Missiles & Fire Control. Trata-se de um MLRS (Multiple Launch Rocket System), capaz de empregar seis foguetes de 227mm ou um míssil de grande porte MGM-140 ATACMS. O sistema está em serviço nos EUA, Romênia, Jordânia, Filipinas e Emirados Árabes.