A Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) será uma das atrações da etapa brasileira da Liga Mundial de Surfe (WSL) em Saquarema (RJ).
A equipe de acrobacias aéreas leva seus sete aviões Embraer A-29 Super Tucano para a Praia de Itaúna, onde se apresenta às 16h00.
Assim como no ano ado, a FAB foi convidada a participar do circuito tendo a oportunidade de mostrar a capacidade das aeronaves, a mesma utilizada para garantir a soberania do espaço aéreo brasileiro. Dessa forma, a Esquadrilha da Fumaça voltará a levar a adrenalina do voo acrobático em sintonia com a ousadia dos surfistas nas ondas da Praia de Itaúna em Saquarema.

“Receber a Esquadrilha da Fumaça pela segunda vez é motivo de honra para nós e temos, de novo, a chance de presentear toda a população do estado do Rio de Janeiro, as pessoas que vêm de muitos lugares para acompanhar o evento, e para assistir a esquadrilha, que é motivo de orgulho máximo de qualquer brasileiro. Estamos com expectativa grande para, quem sabe, superar o público na areia em 2024”, comentou Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.
“Para nós do EDA, retornar a Saquarema para mais uma etapa do Vivo Rio Pro será histórico. Assim como no ano ado, esperamos encantar os iradores do surfe, da aviação e as famílias que comparecerem à praia. Através do espetáculo aéreo, pretendemos elevar o nome da FAB e do Brasil ainda mais alto perante o público que acompanha o maior circuito de surfe da América Latina”, comenta o Tenente Coronel Nunes, Comandante da Esquadrilha da Fumaça.
Por motivos de segurança, o uso de drones é expressamente proibido no espaço aéreo onde são realizadas as demonstrações.