A Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira (FAB) já tem seis demonstrações confirmadas para o mês de abril. Oficialmente chamado de Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) , o grupo seguirá para um circuito de apresentações em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A equipe acrobática iniciou os eventos públicos de 2023 com três demonstrações no Paraná, nas cidades de Telêmaco Borba, Paranaguá e Pinhais.
No próximo mês o EDA começa um circuito de apresentações nas regiões sul e sudeste, com seis eventos já confirmados, começando pelo estado de São Paulo. No dia 08/04 a equipe de apresenta em Mogi Guaçu, marcando a primeira demonstração de 2023 em SP. Na semana seguinte, no dia 15/04, o EDA se apresenta em Itapetininga.
Em 23/04 a Esquadrilha se apresenta Urubici, Santa Catarina, seguindo para o Rio Grande do Sul para três demonstrações consecutivas no estado: 28/04 na praia de Torres, 29/04 em Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre, e 30/04 em Três de Maio, no interior do RS. Enquanto estiver no Rio Grande do Sul, a equipe deve operar a partir da Base Aérea de Canoas (BACO).
Também cabe destacar que as datas podem ser alteradas, bem como horários que ainda serão divulgados pelo EDA e os organizadores dos eventos. Até o momento apenas a demonstração no litoral gaúcho teve horário e local confirmado para às 15h30, no Parque de Balonismo em Torres.
Ver essa foto no InstagramPUBLICIDADE
Demonstrações não confirmadas
Além dos eventos já confirmados, a Esquadrilha da Fumaça poderá se apresentar em outras cinco cidades: Blumenau, (SC), Serrana (SP), Arthur Nogueira (SP), Luiz Antônio (SP) e Vinhedo (SP). Três destes municípios ainda devem receber as missões precursoras, onde os militares da equipe se deslocam para as localidades e avaliam a viabilidade para as possíveis demonstrações aéreas. Dessa forma, duas localidades aguardam detalhes finais para a confirmação dos eventos.
Mais detalhes dessas e outras apresentações serão divulgados pelo próprio EDA futuramente em sua Agenda de Demonstrações

As apresentações no Paraná foram as de número 3991, 92 e 93. Com este circuito, o time deve completar 4000 demonstrações, desde sua formação em 1952. Sediado na Academia da Força Aérea (AFA), o EDA emprega desde 2015 os turboélices Embraer A-29 Super Tucano. A equipe tem por missão “Realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira.”