Estados Unidos aprovam venda de mísseis AIM-120 AMRAAM para Noruega e Dinamarca

F-35A da Noruega disparando um míssil ar-ar AIM-120 AMRAAM.

Os governos da Dinamarca e Noruega receberam luz verde do Departamento de Estado dos Estados Unidos para compra de mísseis ar-ar AIM-120 AMRAAM (Míssil Ar-Ar Avançado de Médio Alcance). Desenvolvidos para derrubar aeronaves, os AIM-120 podem ser usados a partir de caças ou sistemas de defesa antiaérea. 

PUBLICIDADE

Conforme a Agência de Cooperação em Segurança e Defesa (DSCA), a Dinamarca recebeu autorização para compra de 84 mísseis AIM-120C-8. A Noruega, por sua vez, teve carta branca para comprar até 300 unidades do mesmo modelo. Nos dois acordos, as compras também incluem Seções de Orientação para os mísseis, e logístico, documentação técnica, softwares e outros itens.

Somados, os negócios totalizam cerca de US$ 2,1 bilhões. “Esta venda proposta apoiará os objetivos de política externa e de segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança de um Aliado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)”, afirma a DSCA, apontando ainda que a venda dos mísseis “não alterará o equilíbrio militar básico na região.”

AIM-120 AMRAAM míssil
F-35A disparando um míssil Ar-Ar AIM-120 AMRAAM. Foto: Chad Bellay/Lockheed Martin

Especificamente para Oslo, a Agência afirma que os novos mísseis vão substituir versões mais antigas dos AMRAAM usados pelas Forças Armadas Reais Norueguesa. “Os mísseis recém adquiridos serão usados ​​para defesa aérea terrestre no Sistema Nacional Avançado de Mísseis Superfície-Ar (NASAMS), mas poderão estar sujeitos a uso duplo com o F-35A.”

O AMRAAM é um míssil ar-ar guiado por radar ativo fabricado pela Raytheon, desenvolvido pelos EUA na década de 1980 para substituir o AIM-7 Sparrow, orientado por radar semi-ativo. O modelo, que tem recebido diversas atualizações, é o principal armamento do tipo em uso no mundo, com mais de 4.900 disparos de teste e pelo menos 13 vitórias em combate real.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Dinamarca, Estados Unidos, Noruega