A Ethiopian Airlines, em parceria com a Dar Al-Handasah (Dar) (uma consultoria de construção e infraestrutura do grupo Sidara) assinou um contrato para o desenvolvimento de um novo aeroporto. O aeroporto será situado em Aba, Bishoftu, ao sul da capital etíope, Adis Abeba, e do Aeroporto Internacional Bole Adis Abeba (ADD).
Segundo a Agência de Imprensa Etíope, uma agência estatal, o acordo foi assinado no dia 10 de agosto. O anúncio revelou que o projeto será concluído em um período de cinco anos e será dividido em duas etapas. A primeira etapa envolverá a construção de um terminal com capacidade para 60 milhões de ageiros por ano, com um investimento inicial de US$ 6 bilhões.
Na segunda fase, a capacidade do aeroporto será ampliada para mais de 100 milhões de ageiros anuais. Mesfin Tassew, CEO do Ethiopian Airlines Group, elogiou o know-how da Dar na criação e istração de mega aeroportos. O acordo contempla tanto o design quanto a supervisão da construção do novo aeroporto.
A Dar afirmou que trabalhou em projetos no Aeroporto Internacional de Dubai (DXB), no Aeroporto Internacional Rei Abdul Aziz (JED) e no Aeroporto de Catumbela (CBT), em Angola. A Ethiopian Airlines usa o ADD como seu principal hub.
A página do aeroporto da companhia aérea menciona que ele é um dos mais movimentados da África, com a capacidade de atender 22 milhões de ageiros internacionais e 2 milhões de ageiros domésticos a cada ano.
Leia também: