O Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível venda de caças F-35A Lightning II e F/A-18E/F Super Hornet para a Finlândia, que através do Programa HX Challenge irá reequipar sua força aérea com novos vetores de caça.
A possível venda está sendo organizada pelo programa US Foreign Military Sales (FMS), que no dia 9 de outubro entregou ao Congresso a notificação de venda estrangeira.
No entanto, ainda cabe a Finlândia aceitar as proposta dos EUA. De um lado é oferecido 64 caça furtivo F-35A, que somado as armas, equipamentos relacionados e e, tem um valor de US$ 12,5 bilhões.
Como segunda opção caso a Finlândia descarte o F-35A, os EUA tem na manga 58 unidades do F / A-18E/F Super Hornet e 14 EA-18G Growler (versão focada em guerra eletrônica). Esse pacote bem recheado de caças F-18 custariam US$ 14,7 bilhões.

Entretanto, o programa finlandês também inclui outros modelos de caça que são o Eurofighter Typhoon (Airbus), Gripen E (Saab) e o Rafale (Dassault).
Ambos os caças F-18E/F, F-35A, Rafale, Gripen E e Eurofighter Typhoon já foram a Finlândia para as devidas avaliações dos militares.

Com a escolha da Finlândia que deve acontecer entre este ano e o próximo, o país nórdico europeu vai conseguir aposentar sua antiga frota de caças F/A-18C/D Hornets.

Foto: Airbus