O governo dos Estados Unidos, por meio do Departamento de Estado, aprovou na terça-feira (14) a venda de 300 mísseis de curto alcance AIM-9X Sidewinder para a Romênia. Avaliado em US$ 340,8 milhões, o negócio ainda deve ser aprovado pelo Congresso dos EUA.
Em nota, a Agência de Cooperação em Defesa e Segurança (DSCA) diz que a Venda Militar Estrangeira para a Romênia inclui 300 AIM-9X Block II, 40 unidades de orientação, 40 mísseis de treinamento (CATM) e 20 cabeças de orientação para as unidades de treinamento. Também estão inclusos serviços de treinamento, documentação sigilosa, e logístico e técnico. governamental e da fabricante, e outros itens.
Ainda conforme a DSCA, a venda apoia a “política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos” e a Romênia não deverá ter problemas de integração dos mísseis em suas forças armadas. O armamento já é usado pela Força Aérea Romena a bordo dos caças F-16 Fighting Falcon. O contratante principal será a RTX Corporation, localizada em Tucson, Arizona.

O AIM-9 é o míssil ar-ar mais popular do mundo. É um armamento guiado por calor, ou seja, ele busca a infravermelho emitida pela aeronave inimiga através dos seus motores.
O AIM-9X, a variante mais nova do míssil que começou a ser projetado no início da década de 1950, tem a capacidade LOAL (Lock-On After Launch), podendo ser disparado e obter o travamento no alvo através do datalink após ser lançado. Caças como o F-16, F-15, F-22, F/A-18, Typhoon, e Gripen podem usar este armamento.
Segundo a Raytheon, o AIM-9X também pode ser usado contra alvos terrestres ou usado como um míssil superfície-ar sem precisar de modificações.