O Governo dos Estados Unidos anunciou que irá mandar 4 caças Lockheed Martin F-22 para a Europa em ajuda a OTAN. Esses caças ajudarão no combate a Rússia na invasão da Ucrânia e ajudará a combater a base militar formada na região da Criméia.
A secretária da Força Aérea, Deborah James, informou hoje em entrevista coletiva que o Pentágono disponibilizará até quatro desses caças de última geração. Por motivos de segurança, James não especificou onde e quando os caças F-22 serão mobilizados. A iniciativa é mais um o no maior compromisso dos EUA para reforçar os aliados da Otan, especialmente na Europa Oriental, após o apoio militar da Rússia aos separatistas na Ucrânia e a anexação da península da Crimeia.
Atualmente o F-22 é utilizado em combate real ao Estado Islâmico, que também foi seu primeiro combate em campo de ataque, ou seja, sem ser simulado.
A Rússia mantém na base aérea da Criméia caças Sukhoi e Mig, o que permite a ela dominar parte do território aéreo da Ucrânia, fora aberrações como a bomba terra-ar que derrubou o Boeing 777 da Malaysia.