A Força Aérea dos EUA (USAF) segue testando e certificando as capacidades de seu mais novo caça, o F-15EX Eagle II. Em novembro a organização certificou o uso de mísseis a partir das novas estações de armas do jato, chamadas de 1 e 9.
O teste ocorreu em 29/11 na costa da Flórida, dentro da área do Complexo de Treinamento de Eglin e envolveu aviadores da 96ª Ala de Testes. Eles dispararam duas armas: o míssil de curto alcance AIM-9X Sidewinder da estação 9 e o míssil AIM-120 AMRAAM de médio-longo alcance, orientado por radar, a partir da estação 1.
“Estou muito orgulhoso de fazer parte deste marco para o programa F-15EX para fornecer maior capacidade de carga útil às forças aéreas de combate”, disse o major Jeremy Schnurbusch, piloto do 40º Esquadrão de Teste, que disparou o míssil AIM-9X.

Conduzido pela Força de Teste Combinada do Programa de Voo Operacional, este foi o primeiro ensaio buscando o uso eficaz e seguro das novas estações de armas do F-15. O emprego bem-sucedido dessas armas é um o importante na demonstração da capacidade do Eagle II de transportar até de 12 mísseis ar-ar.
Dentro das várias novidades do F-15EX, o avião também pode carregar quatro mísseis a mais que as versões anteriores do F-15 através das novas estações de armas, instaladas nas pontas das asas. O F-15EX possui, ao todo, 23 pontos duros: 12 nos tanques conformais, 10 nas asas e 1 na fuselagem, contra 17 do F-15E Strike Eagle.
Com esse sucesso, esses lançamentos de mísseis impulsionaram o desenvolvimento integrado da aeronave e os testes operacionais em Eglin, onde o F-15EX disparou seu primeiro míssil há apenas nove meses.

As aeronaves lançaram com sucesso os mísseis em agens separadas contra um drone alvo. Os lançamentos foram outro marco no programa de teste de desenvolvimento do F-15EX, mas também incorporaram muitos objetivos de teste operacional durante a missão.
“A estratégia de teste integrado foi fundamental para o sucesso de nossos testes, permitindo-nos quebrar o molde dos testes tradicionais, resultando em um produto geral melhor para o combatente em um cronograma mais curto do que uma abordagem tradicional”, disse Colton Myers, gerente de projeto de teste do F-15EX.
Uma vez concluídos os testes iniciais, as unidades operacionais que receberem o novo F-15EX poderão transportar e empregar uma carga total de 12 mísseis na aeronave.

Lançado oficialmente em abril de 2021, o F-15EX é a mais nova e letal variante do F-15 Eagle, um caça lendário cuja escore de combate (104 abates para 0 derrotas) é invejável. O modelo, no entanto, já está obsoleto e o corte na produção do F-22 Raptor impediu que o jato de 5ª geração o substituísse completamente. Dessa forma a Força Aérea dos EUA vai adquirir 144 novos caças para substituir os chamados Legacy Eagles.
Com informações de ACC