FAA inicia auditoria na Southwest em resposta aos últimos incidentes ocorridos durante este ano

FAA inicia auditoria na Southwest em resposta aos últimos incidentes ocorridos durante este ano

Devido a uma sequência de quase acidentes com suas aeronaves, a Southwest Airlines está ando por uma revisão da istração Federal de Aviação (FAA). A companhia tem estado frequentemente nas notícias recentemente, com relatos de voos perigosamente baixos e até uma capotagem holandesa.

A Southwest Airlines enfrentará uma auditoria da FAA após uma série de incidentes envolvendo sua aeronave Boeing 737. Os quase acidentes nos últimos tempos foram suficientes para forçar a agência a tomar nota e revisar se a companhia aérea está seguindo todos os procedimentos operacionais necessários.

PUBLICIDADE

O setor da aviação é altamente controlado por regulamentações, e as companhias aéreas devem cumprir regras e procedimentos rigorosos para proteger a segurança dos voos e ageiros. Um único incidente é investigado minuciosamente pela FAA, mas uma série de incidentes em rápida sucessão pode resultar em uma revisão mais profunda.

Segundo o relatório da Reuters, a Southwest confirmou que está sendo revisada pela FAA e está trabalhando com a agência para investigar os incidentes. A companhia formou uma equipe com especialistas, líderes, parceiros sindicais e a FAA para fortalecer seu sistema de gerenciamento de segurança. O relatório cita a declaração da Southwest:

“Este grupo tem a tarefa de realizar uma análise aprofundada e baseada em dados para identificar quaisquer oportunidades de melhoria.”

A Southwest Airlines esteve envolvida em uma série de incidentes este ano que estão sendo investigados pela FAA. O mais recente envolveu um Boeing 737 MAX 8 disparando um alerta de baixa altitude por atingir apenas 150 pés acima da água durante sua aproximação ao Aeroporto Internacional de Tampa (TPA).

Quando estava a duas ou três milhas do aeroporto, a aeronave voava a uma altura alarmantemente baixa. De acordo com o Flightradar24, a altitude era de 175 pés pouco antes de cruzar a State Road 60 (SR60), enquanto os dados do ADS-B mostram que a altitude era de apenas 150 pés.

Este incidente se soma a uma série de outros durante este ano em que aviões da Southwest alcançaram altitudes perigosas antes da aterrissagem. Em junho, por exemplo, uma aeronave da companhia desceu até aproximadamente 500 pés quando estava a oito milhas da pista no aeroporto de Oklahoma City.

Embora não seja frequente, a FAA já tomou a decisão de revisar companhias aéreas após uma série de incidentes. Em março, a agência decidiu intensificar a supervisão da United Airlines após vários episódios relacionados a problemas mecânicos.

PUBLICIDADE

Leia também: 

Sair da versão mobile