A Força Aérea Brasileira publicou na tarde hoje (03) uma série de 10 fotos do caça Saab F-39E Gripen na Base Aérea de Anápolis (GO). A aeronave esteve na sua futura base operacional pela primeira vez no mês ado, em virtude das celebrações do Dia do Aviador.
As fotos, de autoria do Suboficial Johnson Barros, mostram o novo caça da FAB em diversos pontos de vista. Em 2020, quando ainda tinha o posto de Sargento, Johnson teve duas fotografias premiadas pela revista Aviation Week.
Uma das imagens mais interessantes mostram o Gripen junto do KC-390 Millennium no pátio da BAAN, com aviões E-99 e R-99 do Esquadrão Guardião ao fundo.

As fotos podem ser visualizadas e baixadas em alta resolução a partir do Flickr da FAB.

Futura base
Localizada à cerca de 150km de Brasília, a Base Aérea de Anápolis foi criada na década de 1970 para receber os Dassault Mirage III. A unidade que os operou exclusivamente até sua aposentadoria em 2005 foi o 1º Grupo de Defesa Aérea, o Esquadrão Jaguar. O esquadrão tem como missão principal a defesa da Capital Federal e hoje atua com os F-5EM/FM Tiger II.
A partir de 2022, os Tigers do Jaguar começarão a dar lugar aos primeiros Gripens operacionais. Neste mês, a Saab começou o processo de entrega dos novos caças, devendo enviar duas unidades para o Brasil no final de novembro.
As aeronaves serão transportadas a bordo de um navio, como ocorreu com o primeiro Gripen da FAB, o 4100, o mesmo visto nas imagens publicadas pela instituição nesta tarde. Outros dois caças serão enviados posteriormente.
O 4100 chegou ao país em 2020 e desde então é usado em voos de teste e certificação no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto.
Anápolis também é a primeira base do Embraer KC-390 Millennium, novo cargueiro tático da FAB. Para receber os dois novos projetos, a base a por uma série de obras, como a construção de novos prédios e hangares, reforma das instalações elétricas, atualizações no sistema de iluminação, entre outros.

Além do Esquadrão Jaguar, a BAAN é sede do Esquadrão Zeus (1º GTT), que opera o KC-390, o Esquadrão Guardião (2º/6º GAv), com as aeronaves E-99 e R-99 e o Esquadrão Carcará (1º/6º GAv), que possui os Learjet R-35AM.
Confira as imagens do Gripen na galeria a seguir.