Prestes a aposentar seus cargueiros C-130 Hércules em definitivo, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou na segunda-feira (30) o último lançamento de militares da Brigada da Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro (EB). A despedida dos ‘pqdts’ aconteceu na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro.
Para a atividade, a FAB destacou seu último C-130 em serviço, o 2476, do Esquadrão Gordo (1º/1º GT). Sob os comandos do Major-Brigadeiro Madureira, comandante do COMAR III e antigo integrante do Esquadrão, o Hércules decolou da Base Aérea do Galeão para um curto voo até os Afonsos, onde os paraquedistas foram embarcados.
Usando velames com as cores da bandeira nacional, os militares do Exército saltaram do Hércules pela última vez, encerrando uma história de quase 60 anos.
The @fab_oficial (🇧🇷) deployed one of their C-130 Hercules for paratrooper deployment training.
This is what is likely to be one of the last times the C-130 will conduct specialized training as retirement plans for the type are expected soon.pic.twitter.com/zp8upG8qGn
— SA Defensa (@SA_Defensa) February 1, 2024
que cumpriram diversas missões como as Operações “Saci” e “Bumerangue”, e que participaram da formação de mais de 40 mil paraquedistas militares. #cmlexercito #exercitobrasileiro #hercules pic.twitter.com/nvNZX12J3u
PUBLICIDADE — Comando Militar do Leste (@cmlexercito) January 31, 2024
O ÚLTIMO SALTO!
Vídeo mostrando uma recente formatura na Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro que também realizou o último lançamento de paraquedistas com o Lockheed C-130 Hércules, o FAB 2476 pic.twitter.com/GztzHYvTPM
PUBLICIDADE — bizu_maximo (@ricardofcruzrj) January 30, 2024
Em serviço no Brasil desde 1964, o C-130 Hércules está entre os mais longevos projetos da Força Aérea Brasileira, marcando presença em várias operações, como as buscas pelos destroços do voo Air AF447 em 2009, o ressuprimento da base Comandante da Ferraz na Antártida, e o transporte de oxigênio durante o auge da pandemia de Covid-19.
Empregado em missões de reabastecimento em voo (KC-130), combate a incêndio, busca e resgate (SC-130), transporte de tropas e material, o Gordo, como ficou conhecido no país, está dando lugar ao mais moderno e capaz KC-390 Millennium da Embraer, desenvolvido especialmente para substituí-lo.
Ao todo, a FAB recebeu 29 Hércules das versões C-130E e C-130H, todos operados pelos esquadrões Gordo, Cascavel, Coral e o 1º GTT (hoje chamado de Esquadrão Zeus). Parte da frota foi modernizada, mas desde 2018 a FAB já está no processo de aposentar os cargueiros.