A Força Aérea Brasileira (FAB) deslocou pelo menos seis caças F-5EM Tiger II, um cargueiro tático KC-390 Millennium e seu mais novo vetor, o Airbus KC-30, para um treinamento de combate no Chile. Trata-se do Exercício Salitre IV, que também conta com a participação da Argentina, Uruguai e Estados Unidos.
O deslocamento para Antofagasta, no deserto do Atacama, começou no sábado (08). Os F-5EM dos esquadrões Pampa (1º/14º GAv), Jambock e Pif-Paf (1º/1º e 2º/1º GAvCa) foram reabastecidos em voo pelo KC-390 BARÃO 57, do Esquadrão Gordo (1º/º GT), depois de decolarem da Base Aérea de Canoas (RS). As aeronaves chegaram por volta de 15h30.
#Salitre2022
REVO (Reabastecimento em Voo) entre o KC-390 e aeronaves F-5M, durante o percurso de Canoas/RS à Antofagasta (Chile), onde as aeronaves brasileiras participarão do Exercício Salitre IV.#AsasQueProtegemOPaís pic.twitter.com/q1MIsv1ftg— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) October 8, 2022
Já o o KC-30 do Esquadrão Corsário seguiu até a base aérea de Cerro Moreno mais cedo, decolando de sua sede na Base Aérea do Galeão (RJ) por volta de 07h00 e pousando no Chile às 11h00.
#Salitre2022
A #FAB chegou hoje pela manhã em Antofogasta (Chile), para participar do exercício multinacional combinado Salitre IV.
O evento, envolvendo as Forças Aéreas do Chile, Brasil, Argentina, Uruguai e EUA, ocorre entre os dia 8 e 22 de outubro.#AsasQueProtegemOPaís pic.twitter.com/mqSYNdbkjq— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) October 8, 2022
PUBLICIDADE
Aeronaves F-5 y KC-390 junto a personal @fab_oficial, participarán en #Salitre2022 entre 10 al 21 de octubre. Uno de los objetivos es incrementar las experiencias en el empleo del poder aéreo en un escenario de preservación de la paz, operando bajo la metodología OTAN.#FACh pic.twitter.com/6TKDpp1Kob
— Fuerza Aérea de Chile (@FACh_Chile) October 8, 2022
Segundo a Força Aérea do Chile (FACh), a delegação brasileira integrará a Fase de Execução do Exercício que acontecerá de 10 a 21 de outubro. Esta etapa inclui a Subfase de Familiarização, que ocorre de hoje à quinta-feira, permitindo que os pilotos brasileiros conheçam a a área e os procedimentos locais.
Em seguida, entre os dias 14 e 21, acontece a Subfase Live Exercise (LIVEX), onde as tripulações utilizarão os meios aéreos em uma situação fictícia que busca aumentar a interoperabilidade das Forças Aéreas participantes, por meio da prática de procedimentos comuns sob os regulamentos da OTAN.
A Força Aérea Argentina deslocou jatos A-4AR Fightinghawk, IA-63 Pampa e um Boeing 737. Além de ser anfitriã do treinamento, a FACh ainda participa com seus próprios meios aéreos, incluindo os F-16, F-5 Tigre III, A-29 Super Tucano, C-101 Aviojet, KC-135, C-130 e helicópteros MH-60M Black Hawk.
Militares da Força Aérea Uruguaia e da Força Espacial dos Estados Unidos também participam, mas sem aviões. Observadores do Canadá, Itália, México e Peru também se fazem presentes no Exerício Salitre, um dos maiores e mais importantes treinamentos combinados na América do Sul.
Esta é a quarta edição do treinamento. As demais foram realizadas em 2004, 2009 e 2014.