Em meio à guerra entre Ucrânia e Rússia que se iniciou na madrugada de quarta para quinta-feira (24), surgiram relatos de um Ás da Força Aérea Ucraniana (UAF), apelidado de “Fantasma de Kiev”. Com seu caça MiG-29 Fulcrum, o piloto que já foi até chamado de Vladimir teria abatido seis caças russos, tornando-se o primeiro Ás do Século 21.
Centenas de contas no TikTok, Facebook, YouTube e principalmente no Twitter tem compartilhado a história, dizendo que um piloto ucraniano com seu velho mas confiável Mikoyan Gurevich MiG-29 tem decolado com mísseis ar-ar, levando terror aos caças dos invasores russos.
Vídeos mostrando um Fulcrum da UAF sobrevoando prédios da capital ucraniana foram atribuídos ao Fantasma de Kiev, alguns até mesmo afirmando que seria mais um de seus voos de combate.
The Ghost of Kyiv (Kiev) Ukraine Ace
Flying a MiG-29
MiG pilots have a forty five-degree cone in front of them into which they can fire an Archer and eat you up
has downed
2 SU-35 fighters
1 SU-27
1 MiG-29
2 SU-25 planesPUBLICIDADE He is Death from above 👆
— HopBlogger (@hopblogger) February 25, 2022
https://twitter.com/SethAbramson/status/1497011478070796295
As primeiras postagens diziam que ele teria derrubado, sozinho, quatro aviões inimigos. Mais tarde as publicações nas redes aumentaram esse número para seis, tornando assim o Fantasma de Kiev o primeiro piloto de caça a se tornar um Ás no século 21, tudo isso em um dia, conferindo-o também o título de “Ace In a Day.”
Ás é o piloto de caça que consegue abater cinco aviões inimigos, ao o que Ace in a Day é o aviador que consegue derrubar cinco aviões em apenas um dia. Qualquer um dos dois feitos seria algo impressionante, especialmente no combate aéreo moderno.
Reports are coming that a Ukrainian pilot has shot down 6 Russian Aircraft today and might have possibly become the first 21st century fighter ace.
PUBLICIDADE The pilot, known as “the Ghost of Kyiv” and his MiG-29 were seen in numerous videos from today.
— Visegrád 24 (@visegrad24) February 25, 2022
Até mesmo o próprio Ministério da Defesa da Ucrânia “entrou no hype” dos relatos.
“Dezenas de pilotos militares experientes, do capitão ao general, que haviam sido dispensados da reserva, estão retornando à Força Aérea das Forças Armadas. Quem sabe, talvez um deles seja o vingador aéreo do MiG-29, que é visto com tanta frequência pelos Kyivites!”, diz a postagem do órgão no Twitter.
🛩
До строю авіації Повітряних Сил ЗСУ повертаються десятки досвідчених військових льотчиків від капітана – до генерала, які раніше були звільнені з війська в запас.Хтозна, може один із них і є той повітряний месник на МіГ-29, якого так часто бачать кияни!
🇺🇦 Все буде Україна! pic.twitter.com/EkEVLk1Tee— Defense of Ukraine (@DefenceU) February 25, 2022
Apesar da viralização da história do “Ghost of Kiev”, a verdade é que não há qualquer confirmação de que o suposto Ás realmente exista e tenha derrubado dois Su-35, dois Su-25, um Su-27 e um MiG-29 da Rússia, como está sendo compartilhado até mesmo em grandes canais de mídia.
Ao que tudo indica, o Fantasma de Kiev é realmente um fantasma, uma lenda urbana ou até mesmo uma propaganda para aumentar o moral das tropas ucranianas, enquanto resistem à invasão de uma força muito maior.
Não existem imagens nem mesmo de destroços de nenhum modelo das aeronaves que ele teria abatido, ao contrário de outros aviões e helicópteros russos e ucranianos cuja derrubada já havia sido confirmada pelos dois lados.
E à medida que a lenda vai sendo republicada e recontada por milhões de pessoas simultaneamente, ela se torna cada vez mais distorcida e distante da realidade. Ao mesmo tempo em que faz as pessoas vibrarem com a história, o Fantasma de Kiev também vira um meme. Até camisas e adesivos do ás ucraniano já estão sendo vendidos pela web.
Na manhã desta sexta-feira (25), a lenda do Fantasma de Kiev viralizou ainda mais com o surgimento de outro vídeo, também atribuído ao piloto mítico. As imagens foram compartilhadas até mesmo pela GloboNews, mas não são reais.
Що виробляє цей український ас 😳🤜
МіГ-29 Повітряних Сил ЗСУ України знищує "нєімєющій аналогов" Су-35 🇷🇺російських окупантів. https://t.co/mQ88flELGj— Inside the Armed Forces of Ukraine (@Inside_the_AFU) February 25, 2022

O vídeo na verdade foi produzido através do simulador de voo/jogo de computador DCS (Digital Combat Simulator). Segundo o autor das imagens, o canal Comrade_Corb no Youtube, o vídeo foi feito justamente como uma homenagem à lenda do Fantasma de Kiev:
