A Força Aérea das Filipinas recebeu na segunda-feira (08) o seu último lote de helicópteros S-70i Black Hawk. As cinco aeronaves foram entregues na Base Aérea de Clark a bordo de um Antonov An-124 Ruslan, como ocorreu nas entregas anteriores.
Os seis primeiros foram entregues em novembro do ano ado, com outros cinco chegando ao país em junho deste ano. No mesmo mês, a frota completa foi aterrada depois que um dos novos Black Hawk caiu. O acidente deixou seis mortos.
Falando à repórteres, o Coronel Maynard Mariano, porta-voz da Força Aérea, disse que os helicópteros serão inspecionados antes de entrarem em serviço.

“Toda vez [que há entrega de ativos aéreos] eles tem que ar por processos, então devem ar pela aceitação, pela verificação de todos os sistemas (antes de aceitarmos)”. Mariano não deu um cronograma de quanto tempo vai durar a fiscalização, mas disse que se trata de um processo rigoroso.
“Se esses itens não arem na tolerância dada na lista de verificação e no teste, então não serão aceitos pela Força Aérea. Faremos o fabricante vir até aqui ou eles terão que levar a aeronave ou equipamento de volta para conserto.”
O Governo Filipino adquiriu um total de 16 helicópteros S-70i fabricados na Polônia pela PZL Mielec. O contrato assinado em 2019 é avaliado em US$ 241 milhões. O Black Hawk foi escolhido após competir com o Bell 412EPI KAI KUH-1 Surion, Leonardo AW-139M e o Airbus Helicopters AS565 Panther.
Via PNA