Fim de uma era: foi aposentado o último MD-82 operado na Europa

MD-82 MD-80 Europa europeu European Air Charter Bulgarian Mad Dog

A companhia aérea búlgara European Air Charter ficou marcada como a última operadora do McDonnell Douglas MD-82  na Europa, após encerrar as operações com o modelo no dia 1º de outubro, no voo H67216 na rota Frankfurt (FRA) – Sofia (SOF). 

PUBLICIDADE

Operando o ‘Mad Dog’ desde abril de 2021, a European Air Charter operava o LZ-LDJ desde abril de 2021, avião que era um grande atrativo para os spotters e entusiastas da aviação na Europa. 

No velho continente, este mesmo avião chegou a operar pela Alitalia, companhia que recebeu o jato novo de fábrica em 1995, permanecendo na frota até 2012. Em junho de 2021, foi a vez da Bulgarian Air Charter operar o jato de junho de 2013 até abril de 2021. 

A European Air Charter, que substituiu a Bulgarian Air Charter, chegou a operar oito unidades do MD-82, entretanto, iniciou a aposentadoria do lendário jato em agosto de 2022, retirando a última unidade somente em outubro de 2023.

Visando cada vez mais a economia operacional, a indústria da aviação vem necessitando de aeronaves mais eficientes e com menor consumo de combustível, tornando-se um revés aos entusiastas que apreciam aeronaves clássicas. 

 

Leia também: