Ao longo dos anos, os assentos utilizados em aviões mudaram bastante em todos os quesitos desde o conforto até seu formato. A Recaro é uma das empresas que realizam o desenvolvimento de assentos para aeronaves e agora está lançando um produto que poderá mudar a configuração utilizada em algumas aeronaves da família A320 da Airbus.
O novo produto lançado pela Recaro pode mudar a maneira que as companhias aéreas utilizam a saída de emergência das aeronaves. O novo conceito de assento reduz assim o espaço extra que a saída de emergência proporciona, afinal é uma fileira que no caso dos aviões de porte médio como o A320 não possuem três assentos.
O assento X-Tend é o novo produto da Recaro, por hora para as aeronaves da Airbus da família A320 (A318, A319, A320, A321). O novo assento se torna um novo conceito pois ará a ter um assento na mesma fileira da saída de emergência porém adaptado de acordo com as normas da FAA e EASA.
O novo X-Tend tem como diferencial o assento mais curto, pois há um modo de encurtar o tamanho do assento com uma espécie de ‘extensor’ que é retraído no momento que não há nenhum ageiro sentado nestes assentos.
Quando não há ageiro utilizando estes assentos da saída de emergência, ele é ‘recolhido’ e isso o coloca com o distânciamento de 13 polegadas conforme determinação da FAA e EASA para as fileiras próximas às saídas de emergência.
Com este novo assento, as companhias aéreas poderão colocar assentos nas saídas de emergência e consequentemente ampliando sua capacidade a bordo. A Recaro estima que a capacidade máxima de um Airbus A320neo por exemplo poderá sair de 190 para 194 ageiros.
Well, now there's a way to trim exit row legroom and maintain egress ratings. @recaro_as has a design where the smaller pan has a flip up for when seated, then it auto flips out of the way when you stand up. Allows max capacity seating. #paxex #aix2023 pic.twitter.com/slyDG7hMPV
— Seth Miller (@WandrMe) June 5, 2023
PUBLICIDADE
Na maior parte das companhias aéreas, ou quase a sua totalidade, o espaço extra porporcionado pela saída de emergência em conformidade as normas de segurança são cobrados como ‘assentos conforto’.
O maior espaço visa garantir maior rapidez na hora de uma evacuação de emergência, por tanto se faz necessário o espaço de 13 polegadas nestas fileiras. Também é possível que dependendo da configuração utilizada seja em qual for modelo de aeronave, o assento é travado e não possui reclinação pelo mesmo motivo de conformidade com as normas.
Sobre o novo assento X-Tend, o diretor executivo da Recaro Mark Hiller comentou:
“O assento X-Tend é uma adição empolgante às nossas competências, já que a Recaro está comprometida em fornecer aos nossos clientes um portfólio valioso e inovador de soluções de assentos. Esta colaboração de design com a Airbus é diferente de tudo visto atualmente no mercado e tem sido um importante o em nossa parceria.”
O conceito pode ser adotado por companhias aéreas que atualmente utilizam a configuração de grande densidade, como as de baixo custo em alguns países.
Os X-Tend da Recaro ainda precisarão ar por avaliações e certificações dos órgãos reguladores da aviação para que seja viabilizada a sua comercialização para os novos aviões da Airbus. Por enquanto, não há detalhes se está sendo feita uma versão para aviões da Boeing e outras fabricantes.
Veja também:
- Quem é o bilionário da aviação desaparecido no submarino da expedição ao Titanic?
- Azul Conecta e Reliable Robotics anunciam parceria para melhorar a segurança e a conectividade da aviação na América do Sul
- Airbus apresenta pintura vencedora do concurso para o novo A350F
Com informações do Pexex.aero