Foguete Spectrum explode logo após o lançamento na Noruega

por Aeroflap

Isar Aerospace Spectrum

Um foguete orbital de uma startup alemã girou e caiu segundos após a lançamento no domingo (30), o voo de teste europeu, segundo os fabricantes, “atingiu as metas estabelecidas”.

PUBLICIDADE

O Spectrum decolou do Porto Espacial Ártico de Andøya, na Noruega, e foi projetado para transportar satélites de pequeno ou médio porte. No entanto, o foguete não levava carga útil em sua primeira missão.

O lançamento marcou a primeira vez que um foguete capaz de atingir a órbita foi lançado da Europa continental, excluindo a Rússia, disse o fabricante Isar Aerospace.

O foguete, ficou no ar por apenas meio minuto antes de cair no frio Mar da Noruega.

A Isar Aerospace e outras startups europeias estão lutando para conquistar um segmento de uma corrida espacial em rápida expansão, atualmente dominada por empresas e entidades governamentais nos Estados Unidos e na China.

E a empresa enquadrou o lançamento de domingo como um o em direção a essa meta, dizendo em uma declaração: “A Isar Aerospace atingiu suas metas estabelecidas: após a ignição de seu primeiro estágio, o Spectrum decolou com sucesso para seu primeiro voo de teste com duração de aproximadamente 30 segundos. Isso permitiu que a empresa reunisse uma quantidade substancial de dados de voo e experiência para aplicar em missões futuras.”

x