window.dataLayer = window.dataLayer || [];function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag("set","linker",{"domains":["aeroflap-br.diariodoriogrande.com"]}); gtag("js", new Date()); gtag("set", "developer_id.dZTNiMT", true); gtag("config", "GT-KF6CTPP"); window._googlesitekit = window._googlesitekit || {}; window._googlesitekit.throttledEvents = []; window._googlesitekit.gtagEvent = (name, data) => { var key = JSON.stringify( { name, data } ); if ( !! window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] ) { return; } window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] = true; setTimeout( () => { delete window._googlesitekit.throttledEvents[ key ]; }, 5 ); gtag( "event", name, { ...data, event_source: "site-kit" } ); }; window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/22856830609/desktop-rodape', [728, 90], 'div-gpt-ad-1747357644543-0').addService(googletag.pubads()); googletag.defineSlot('/22856830609/mobile-rodape', [320, 100], 'div-gpt-ad-1747357759135-0').addService(googletag.pubads()); googletag.pubads().enableSingleRequest(); // googletag.pubads().collapseEmptyDivs(); googletag.enableServices(); });
 

Fonte revela detalhes de novo caça stealth da Rússia

Supermanobrabilidade, empuxo vetorado, stealth, capaz de ultraar Mach 2 (duas vezes a velocidade do som), monomotor e com peso de decolagem de até 18 toneladas. Essas são algumas características do novo caça de quinta geração em desenvolvimento pela Rússia, de acordo uma fonte da indústria aeronáutica.

PUBLICIDADE

Falando à agência de notícias TASS, a fonte também afirma que o caça será tripulado opcionalmente, ou seja, poderá ser controlado remotamente. Além disso, terá uma relação peso-potência de 1:1, podendo acelerar praticamente na vertical. No entanto, detalhes sobre cronograma e custos de projeto não foram revelados. 

O jato será uma contrapartida mais leve do Sukhoi Su-57 Felon, primeiro caça stealth da Rússia, cuja primeira unidade de produção foi entregue à força aérea do país em 25 de dezembro de 2020. O novo caça seria conceitualmente similar ao F-35 Lightning II dos EUA e o FC-31 chinês, explica o portal Aerotime Hub.

Em 2017, planos para o desenvolvimento desse tipo de aeronave foram anunciados pelo ministro da indústria e comércio russo, Denis Manturov. 

Quatro caças furtivos russos Su-57 Felon. Foto: Ministério da Defesa da Rússia

Também em dezembro de 2020, o chefe da estatal russa Rostec Sergei Chemezov revelou que Sukhoi estava trabalhando em tal aeronave, mas nenhuma outra informação foi divulgada. No mesmo mês, um modelo de um caça a jato monomotor desconhecido foi notado em uma foto da mesa de Chemezov. Especula-se que o modelo seria do caça atualmente em desenvolvimento. 

Chemezov disse à imprensa que Sukhoi, parte da United Aircraft Corporation, que também faz parte da Rostec, estaria desenvolvendo o conceito de um avançado avião de combate monomotor de classe leve e média, opcionalmente tripulado. 

“Estão em curso trabalhos para o desenvolvimento de um sistema de aviação de combate do futuro nas suas classes leve e média. Sob o design, esta pode ser uma plataforma universal nas versões tripulada e não tripulada. A empresa está trabalhando no conceito e nos requisitos operacionais para tal plataforma. Estamos fazendo isso por nossa própria iniciativa até agora, sem recursos do orçamento [federal]”, disse o chefe da Rostec.

PUBLICIDADE

Interessante notar, como também foi apontado pelo portal Aerotime, que o modelo e a projeção do que poderia ser este novo caça lembram o projeto X-32 da Boeing, protótipo que concorreu com o X-35 da Lockheed Martin no programa t Strike Fighter dos EUA. 

Boeing X-32 (esquerda) e o Lockheed X-35 durante os testes do JSF. Foto: Governo dos EUA.

Em janeiro a Rússia também anunciou o desenvolvimento de um substituto para o caça-interceptador MiG-31 Foxhound através do programa PAK-DP (Complexo Aéreo Prospectivo para Interceptação de Longo Alcance). 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Quinta Geração, Rússia, stealth, Sukhoi, usaexport