A Força Aérea Chilena (FACh) encerrou as investigações sobre o acidente com um de seus KC-130 Hércules em 2019. A aeronave caiu no Mar de Drake quando ia para a base antártica chilena na Ilha King George. Todas as 38 pessoas a bordo faleceram.
Em nota à imprensa publicada na sexta-feira (22), a FACh informou que não conseguiu descobrir as causas para a queda da aeronave, decidindo encerrar as investigações. A Força Aérea disse que “tendo despendido todos os esforços humanos, materiais, científicos e tecnológicos nesta investigação, não foi possível apurar a causa do acidente, devido à escassa quantidade de elementos resgatados do o mar e que faziam parte da aeronave.”
A FACh também disse que “não foi possível apurar se o acidente resultou de operação da tripulação de voo ou de apoio, devido à aeronavegabilidade da aeronave, ao transporte da carga ou às condições meteorológicas”
No dia 09 de dezembro de 2019, o KC-130 de matrícula 990, pertencente ao Grupo de Aviación Nº 10, decolou de Punta Arenas com destino à Base Presidente Eduardo Frei Montalva, a maior base chilena na Antártica. Às 18h13, a FACh perdeu contato com a aeronave, ativando em seguida seus meios de busca e salvamento. Os destroços do Hércules foram inicialmente em encontrados no dia 11/12 por embarcações chilenas e brasileiras. No mesmo dia, restos mortais também foram recolhidos no mar.
A aeronave foi construída em 1978 para o Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos como um reabastecedor KC-130R, com o registro 77-0324. Entre 2009 e 2014, a aeronave ficou armazenada no 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (AMARG), o famoso cemitério de aviões da USAF, no deserto do Arizona, quando foi adquirido pela Força Aérea Chilena por US$ 7 milhões. A aeronave foi restaurada e entregue à instituição em 2015.
Ainda no comunicado, a FACh disse que “foram detectados fatos istrativos que não dizem respeito ao acidente, os quais foram levados ao conhecimento da autoridade correspondente, tendo ordenado as investigações pertinentes nas respectivas unidades”