A Força Aérea Belga recebeu seu primeiro de sete aviões de transporte militar Airbus A400M.
A aeronave foi entregue ao cliente na Linha de Montagem Final do A400M em Sevilha, na Espanha e posteriormente realizou seu voo de entrega para a 15ª Asa de Transporte Aéreo em Melsbroek, na Bélgica, onde a aeronave ficará baseada.
Este A400M, conhecido como MSN106, será operado em uma unidade binacional composta por um total de oito aeronaves, sete da Força Aérea Belga e uma das Forças Armadas de Luxemburgo.
O segundo A400M para a Bélgica será entregue no início de 2021.
O A400M recentemente alcançou capacidades adicionais, como despacho simultâneo de paraquedistas para um máximo de 116 paraquedistas usando as portas laterais, voo de baixo nível automático em condições meteorológicas visuais (a única aeronave de transporte militar com esta capacidade) e entrega aérea e combate sem carga que permite que uma única carga de 16 toneladas seja largada automaticamente por meio da extração de paraquedas.
Além disso, 25 toneladas podem ser lançadas por gravidade e o descarregamento de combate manual de até 19 toneladas em paletes (uma agem) ou 25 toneladas (duas agens) em uma pista não pavimentada é possível, o que não tem precedentes.
Com relação às operações de reabastecimento ar-ar de helicópteros, o A400M recentemente conseguiu os primeiros contatos molhados bem-sucedidos com um helicóptero H225M.