Força Aérea Italiana Interrompe Programa KC-46 Avaliado em 1,2 Bilhões de Euros

Força Aérea Italiana Interrompe Programa KC-46 Avaliado em 1,2 Bilhões de Euros

Em uma decisão inesperada, a Força Aérea Italiana suspendeu a aquisição do KC-46 Pegasus, anunciada em 2022. A comunicação foi feita ao Ministério da Defesa na semana ada, em 24 de junho de 2024, com a justificativa de “necessidades alteradas e imprevistas”, sem mais explicações. O comunicado implicou também na decisão de interromper a substituição da atual frota de aviões-tanque KC-767 pelo novo KC-46 Pegasus.

PUBLICIDADE

Os 767s estão entre os ativos mais valiosos da Força Aérea Italiana: além de sua função principal de reabastecimento aéreo (AAR), o KC-767A, nas configurações Cargo, Combi e Full Pax, pode ser empregado em missões de transporte estratégico, evacuação médica (MEDEVAC) e biocontenção. Segundo um relatório do Tenente-General Enrico Degni, comandante das forças de mobilidade aérea e e, a utilização da frota é dividida em 49% para AAR, 28% para transporte de ageiros e 23% para carga.

Também não está claro se o cancelamento será definitivo ou apenas adiado.

Vale lembrar também que a Itália teria sido a única operadora europeia do avião-tanque fabricado nos EUA, já que França, Espanha e Reino Unido adquiriram o A330 MRTT (Multi-Role Tanker Transport) , enquanto Bélgica, República Tcheca, Alemanha, Luxemburgo, Noruega e Holanda compartilham os aviões-tanque A330 MRTT da MMF (Frota Multinacional MRTT) da OTAN.

Leia também: