A Thales recebeu um contrato para fornecer 350 capacetes Scorpion com display integrado (HMD) e 400 telas multifuncionais sensíveis ao toque para equipar os Dassault Rafale da Força Aeroespacial e Aviação Naval sas que serão atualizados para o padrão F4. A companhia foi contratada pela Diretoria Geral de Armamentos (DGA) do Governo Francês.
Juntamente com os sistemas de armas da aeronave, o a mira integrada e o display montados no capacete Scorpion aumentam a consciência situacional tática e permitem que as tripulações respondam mais rapidamente e com maior agilidade a uma ampla gama de ameaças. Sua implantação progressiva no Rafale F4 será uma vantagem decisiva para garantir o sucesso das missões e proteger as populações, disse a Thales em comunicado emitido na quinta-feira (22).
Em abril, a França conduziu os primeiros testes com dois caças atualizados para o padrão 4.1, sendo um Rafale B da Força Aérea e um Rafale M da Marinha. Nos ensaios, os pilotos empregaram o capacete Scorpion da Thales.

Usado em diversas plataformas, como A-10C Thunderbolt II, F-5AT Tiger II aggressor e F-16 Fighting Falcon, o Thales Scorpion funciona projetando informações de voo e datalink em um monóculo montado sobre o olho direito do tripulante, diferente do JHMCS americano usado por múltiplos países, onde a informação é projetada na viseira do capacete.
A simbologia do HMD reúne informações dos sensores a bordo da aeronave para ajudar os pilotos a realizar suas missões mesmo nas situações mais desafiadoras, criando continuum entre a cabine e o mundo externo para melhorar radicalmente a consciência tática. Juntamente com o sistema de armas, o visor pode ser usado para designar e rastrear alvos em qualquer lugar no campo de visão do piloto, à luz do dia e à noite.


Já as 400 telas multifuncionais digitais substituirão os visores laterais dos Rafale em serviço com a França, que são usados principalmente para informar o piloto sobre o status dos sistemas da aeronave e fornecer imagens de seus sensores a bordo. O novo equipamento oferece uma área de exibição maior, uma interface de tela sensível ao toque aprimorada e maior poder de processamento, destaca a fabricante.

Anunciada pela Dassault em janeiro de 2019, o padrão Rafale F4 traz melhorias ao(s):
- Radar de varredura eletrônica ativa (AESA) Thales RBE2
- Pod de pontaria de identificação de alvos Thales TALIOS
- Pod RECO NG de reconhecimento
- Sistemas de comunicação
- Suíte de guerra eletrônica
Também adiciona:
- Integração com os mísseis MICA NG
- Bombas guiadas modulares AASM de 1000 kg
- Nova unidade de controle dos motores Snecma M88