França apresenta drone furtivo de combate que auxiliará o Rafale F5 até 2033

França apresenta drone furtivo de combate que auxiliará o Rafale F5 até 2033

O desenvolvimento de um novo drone de combate, projetado para operar junto ao futuro Rafale F5 após 2030, foi anunciado em 8 de outubro de 2024 pelo Ministro das Forças Armadas da França, Sébastien Lecornu. A declaração foi feita durante a cerimônia de 60 anos das Forças Aéreas Estratégicas sas, na Base Aérea de Saint-Dizier.

PUBLICIDADE

Com papel central no desenvolvimento do drone stealth, a Dassault Aviation projeta a nova aeronave, que entrará em operação em 2033, para complementar o Rafale F5. O drone terá tecnologia furtiva, controle autônomo e compartimento de armas interno, e será utilizado como reconhecimento avançado, quebrando defesas inimigas e coletando dados antes da entrada do Rafale em combate.

As características do novo drone lembram o demonstrador de tecnologia nEUROn, um projeto colaborativo liderado pela Dassault Aviation com participação de contratantes europeus. O programa, iniciado em 2003, teve o primeiro voo do nEUROn em dezembro de 2012.

“Este drone de combate furtivo, juntamente com o Rafale F5, contribuirá para a superioridade tecnológica e operacional das alas sas a partir de 2033”, comentou Éric Trappier, CEO da Dassault Aviation, em um comunicado. “A Dassault Aviation e seus parceiros têm orgulho de servir às Forças Armadas e à DGA (Diretoria Geral sa de Armamentos); sua confiança renovada nos honra e nos obriga.”

Esse conceito, que vem antes do programa Future Combat Air da França, Alemanha e Espanha, foi mencionado na nova legislação de programação militar sa para o período de 2024-2030. A estratégia de manter pilotos e suas aeronaves caras longe do combate, usando drones com capacidades similares às de caças, conhecidos como “companheiros leais”, é crucial para o desenvolvimento da sexta geração de caças.

Leia também: 

x