Os ministros da defesa da França e Grécia presenciaram hoje a do contrato de US$ 3,04 bilhões (2,5 bilhões de euros) para a aquisição de 18 caças Dassault Rafale. A compra foi aprovada por parlamentares gregos no início desse mês.
Nikos Panagiotopoulos e sua contraparte sa, Florence Parly, observavam enquanto Theodoros Lagios, diretor-geral de armamentos e investimentos do Ministério da Defesa da Grécia, e Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation, assinavam o contrato que cobre 12 caças usados, vindos dos estoque da Força Aérea sa, seis caças novos e armamentos. Um segundo contrato foi assinado para e logístico da aeronave.
Após a cerimônia de , Parly comentou o quão satisfeita estava pelo fato da Grécia ter feito uma “escolha decididamente europeia” ao optar pela aeronave de fabricação sa, tornando-se assim o primeiro cliente europeu de exportação do caça Dassault Rafale.

A entrega das unidades usadas começa em julho desse ano, em uma taxa de uma por mês, com previsão de término para o início de 2023. As aeronaves novas serão entregues em 2022. O contrato de e logístico apoiará os Rafales gregos por quatro anos e meio, “mantendo a disponibilidade de equipamentos e sistemas no mais alto nível”, de acordo com um comunicado da fabricante.
Atualmente, o Rafale está em serviço com o Egito, Qatar, Índia e França.
Via Defense News