Entre amanhã (20) e o dia 24, a Força Aérea Indiana e a Força Aérea sa conduzirão o Exercício Desert Knight 21 a partir da Base Aérea de Jodhpur, no estado do Rajastão. Está será a primeira vez que os caças Dassault Rafale indianos e ses voarão juntos em um exercício.
Além dos caças Rafale, a Força Aérea sa participará do evento com aviões Airbus A330 MRTT e A400M Atlas e, aproximadamente 175 militares. A Força Aérea Indiana empregará caças Su-30MKI Flanker-H, Mirage 2000, Il-78 e aeronaves de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C).
Em comunicado, o Ministério da Defesa Indiano afirmou que “O exercício é único, pois inclui a colocação de aeronaves Rafale em ambos os lados e é indicativo da crescente interação entre as duas Forças Aéreas.”

A parceria entre as duas nações não é novidade: desde 2005 são realizados os exercícios Garuda entre as duas forças aéreas, além de exercícios esporádicos, como o realizado em 2018 durante o deslocamento da Força Aérea sa para o Exercício Pitch Black, na Austrália.
A Força Aérea Indiana adquiriu um total de 36 caças Dassault Rafale e recebeu os primeiros cinco em julho do ano ado. O contrato é avaliado em 7,9 bilhões de euros.