Grupos de ataque de porta-aviões das Marinhas dos EUA e do Reino Unido se reuniram no Mar do Norte para um grande exercício da OTAN de 15 dias, o “Exercício Strike Warrior“. Liderado pelo HMS Prince of Wales e o Harry S. Truman, o treinamento visa garantir a prontidão para futuras operações de combate.
Desde 14 de outubro de 2024, o Exercício Strike Warrior ocorre nas águas da Escócia até 25 de outubro. Participarão navios de guerra de Portugal, Holanda, Alemanha, Bélgica e Dinamarca, enquanto a Marinha Real Britânica destacará o HMS Prince of Wales, os caças F-35B Lightning, HMS Portland, HMS Iron Duke e um submarino da classe Astute.
De acordo com a Marinha Real, o HMS Portland, uma fragata Tipo 23, será utilizado na função de caça-submarinos, com e dos helicópteros Merlin e das aeronaves de patrulha P8 da RAF. O 809º Esquadrão Aéreo Naval, com seus F-35B, executará missões de ataque simulado de longo alcance na Europa continental.
Os navios de guerra do Grupo Marítimo Permanente 1 da OTAN participarão dos exercícios, realizando táticas em cenários que envolvem guerra antissubmarino, defesa contra sistemas não tripulados, exercícios de defesa aérea, resgates de pilotos e navegação em estreitos sob ameaça.
Sob o comando do Comodoro James Blackmore, à frente do Grupo de Ataque de Porta-Aviões do Reino Unido, o exercício está sendo coordenado a partir do HMS Prince of Wales.
“O Carrier Strike Group do Reino Unido é a equipe de batalha 1* que comanda a frota embarcada no HMS Prince of Wales. Tenho o comando de ativos e pessoal altamente capazes, que fornecem uma capacidade poderosa em todos os domínios, do antiaéreo ao cibernético. Este exercício é importante porque validará minha equipe como uma força de ‘Prontidão Muito Alta’, o que significa que podemos estar prontos para comandar uma frota com alguns dias de antecedência. Tudo isso é uma preparação para o exercício do ano que vem, que nos verá atravessar o globo para alcançar.” Disse Blackmore.
Leia também:
- Turquia está focada em acelerar compra de jatos Eurofighter, de acordo com Ministério
- Aeroporto de Fortaleza terá aumento de voos direto para Paris
- Emirates implementa treinamento virtual de segurança para tripulação de cabine