Fusão da Air India com a Vistara recebe aprovação do governo indiano para o início das operações

Fusão da Air India com a Vistara recebe aprovação do governo indiano para o início das operações

O governo indiano aprovou em 29 de agosto de 2024 o investimento de US$ 276 milhões pela Singapore Airlines na nova entidade resultante da fusão, colocando as peças finais do acordo no lugar. A companhia nacional de Cingapura, coproprietária da Vistara com o Tata Group, ficará com cerca de 25,1% no Air India Group combinado.

PUBLICIDADE

A união das frotas, tripulações e redes de rotas da Air India e Vistara, decorrente da fusão, criará a segunda maior companhia aérea do país, superada apenas pela IndiGo (InterGlobe Aviation). De acordo com um registro da Singapore Airlines, a integração completa está planejada para o final de 2024.

A partir de 3 de setembro de 2024, não será mais possível reservar agens na Vistara para viagens após 12 de novembro de 2024. Em um comunicado divulgado após o anúncio, a Vistara anunciou que toda a sua frota voará sob a marca Air India a partir de novembro de 2024.

Ao participar da nova entidade, a Singapore Airlines poderá explorar o crescimento do mercado aéreo indiano e expandir sua presença para novos territórios, reduzindo sua dependência do mercado asiático. Este acordo também fortalece a rede global de parcerias da Singapore Airlines, que já inclui parcerias com a Garuda Indonesia e a Malaysia Airlines.

O Tata Group da Índia, que também controla as transportadoras econômicas Air India Express e AirAsia India, tem grandes planos para a transportadora recentemente ampliada, com a incorporação de novas aeronaves e a expansão global. Desde que adquiriu a Air India em 2022, o Tata iniciou um abrangente programa de transformação multimilionário, que inclui a adição de novas aeronaves, a expansão de rotas e uma modernização da imagem corporativa da antiga companhia estatal.

Enquanto a IndiGo se prepara para lançar serviços de longa distância com novas aeronaves Airbus A350, a Air India está focada em não perder espaço para sua jovem rival. Hoje, a Air India opera com 144 aeronaves e espera a entrega de mais 476, enquanto a Vistara possui uma frota de 70 aviões. A Air India Express conta com 64 aeronaves e tem 28 adicionais em ordem, e a AirAsia India tem uma frota de 24 A320 narrowbody.

Leia também: 

PUBLICIDADE