O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) formou seus dois últimos pilotos qualificados para voar o jato de ataque ao solo AV-8B Harrier II. Conhecido por sua capacidade de pousar e decolar verticalmente, o Harrier está sendo substituído pelo F-35 de quinta geração.
A formatura dos aviadores, capitães Joshua Corbett e Sven Jorgensen, marca mais um o para o fim da era Harrier nos EUA. Eles foram qualificados como pilotos no caça pelo Destacamento de Substituição de Frota (FRD) de AV-8, na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais (MCAS) Cherry Point, Carolina do Norte. Lá, eles completaram seu último voo de treinamento, uma missão de apoio aéreo aproximado de baixa altitude.
“O Harrier, mais do que muitas aeronaves que já encontrei, provoca uma resposta emocional. Para o público, membros da comunidade da aviação, membros da comunidade da Marinha e especialmente membros da comunidade de pilotos Harrier, é agridoce. Todas as coisas boas têm um fim e em breve será a nossa vez”, disse o capitão Corbett, afirmando que sua recente qualificação é “o começo do fim para a comunidade Harrier”.
“Estou extremamente orgulhoso do legado do AV-8B, seja na Aviação dos Fuzileiros ou aqui no leste da Carolina do Norte”, disse o tenente-coronel Nathaniel Smith, comandante do VMA-223, último esquadrão a voar os Harriers.

“Nossa plataforma faz parte da estrutura do leste da Carolina do Norte, já que inúmeros fuzileiros navais, marinheiros e civis contribuíram para o nosso sucesso durante décadas. É emocionante ver nossos dois últimos alunos se formarem no FRD e entrarem na frota. Nossa equipe de pilotos, mantenedores e equipe de apoio fez um excelente trabalho no apoio às missões aqui no VMA-223, e espero continuar apoiando o 2º MAW e o MAGTF no país e no exterior.”
Originalmente desenvolvido na Inglaterra pela Hawker Siddeley, o Harrier foi o primeiro avião militar com capacidade VTOL (decolagem e/ou pouso vertical) a obter sucesso e entrar em serviço. O modelo foi adquirido pelos Estados Unidos na década de 1970 para equipar a aviação do USMC, operando com os Fuzileiros Navais por mais de 40 anos.
Posteriormente os britânicos e norte-americanos atualizaram o projeto, dando origem ao AV-8B Harrier II, modelo usado até os dias de hoje e que agora se aproxima de sua aposentadoria. Além dos EUA, Espanha e Itália ainda operam o AV-8B, que nesses países também deverá ser substituído pelo F-35B Lightning II.
Via DVIDS.