Desenvolvido na era soviética, o icônico cargueiro Antonov An-124 foi acionado para mais uma missão internacional de cargas pesadas, dessa vez, ao transportar um satélite de duas toneladas.
A carga especial em questão é um satélite de observação da Terra EarthCARE, programado para ser lançado ao espaço em maio a bordo do foguete Falcon 9.
O satélite EarthCARE foi construído pela Airbus Defence and Space, em Friedrichshafen, Munique, na Alemanha, de onde foi transportado para Vandenberg, na Califórnia, nos Estados Unidos.
A missão de lançamento do EarthCARE acontecerá na a Base da Força Espacial de Vandenberg, resultado de um projeto conjunto entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Japonesa (JAXA).
O EarthCARE fornece dados climáticos importantes e terá a função de compreender o papel que as nuvens e os aerossóis desempenham no aquecimento global, tornando-se um grande aliado para compreender as alterações climáticas.
Conheça o Antonov AN-124

O Antonov AN-124-100 é considerado o segundo maior avião de carga do mundo, perdendo apenas para o finado AN-225, também da Antonov.
O cargueiro ucraniano Antonov An-124 tem 69 metros de comprimento, cerca de 21 metros de altura, envergadura de aproximadamente 73 metros e capacidade para transportar até 150 toneladas.
A cabine de carga é pressurizada e conta com um volume total de 1.050 m³. Com essas características, transporta diferentes tipos de carga, incluindo peças ou remessas fora do padrão e de grandes dimensões.
Uma outra curiosidade desta aeronave é que ela conta com um trem de pouso equipado com 24 rodas e permite alterar o ângulo da fuselagem para simplificar as operações de carregamento. Além disso, possui duas entradas de carga, ambas com rampas de entrada.
Leia também:
- Aeroporto de Brasília é o maior terminal com movimentação internacional fora do eixo Rio-São Paulo
- Antes do início das operações, Azul amplia oferta para Bariloche, na Argentina
- Voo da LATAM para Nova Zelândia acaba com 50 ageiros feridos