O Departamento de Estados dos EUA aprovou a venda de 800 mísseis ar-solo AGM-114R2 Hellfire para a Austrália. O negócio, avaliado em US$ 108 milhões, ainda deve ser aprovado pelos Congressistas antes de ser efetivado.
Segundo a Agência de Cooperação em Defesa e Segurança (DSCA), o Governo Australiano havia solicitado a compra de 800 mísseis Hellfire. A possível venda também inclui e técnico, material sobressalente, apoio logístico e demais equipamentos relacionados.
“A venda proposta apoiará os objetivos de política externa e segurança nacional dos Estados Unidos. A Austrália é um de nossos aliados mais importantes no Pacífico Ocidental. A localização estratégica desse poder político e econômico contribui significativamente para garantir a paz e a estabilidade econômica na região. É vital para o interesse nacional dos Estados Unidos ajudar nosso aliado a desenvolver e manter uma capacidade de autodefesa forte e pronta.”

Desenvolvido nos anos 1980, o AGM-114 é um míssil ar-solo empregado por diversos países em múltiplas plataformas. Na Austrália, o modelo já está em serviço na sua variante AGM-114N, usado nos helicópteros MH-60R Seahawk da Marinha, um dos quais foi perdido em um acidente em outubro.