A Grécia se tornou a mais nova cliente do caça furtivo F-35 Lightning II, ao na quinta-feira (15) a Carta de Oferta e Aceitação (LOA) do governo dos Estados Unidos. Ao todo, Atenas está comprando 20 aviões “invisíveis ao radar”, com opção para mais 20.
“A Grécia está construindo forças armadas poderosas através da compra dos aviões de combate mais modernos do mundo”, celebrou o ministro da Defesa grego, Nikos Dendias, ao anunciar a da LOA. A Grécia vai pagar US$ 3,76 bilhões pelos novos caças. A compra ainda inclui a formação de técnicos e pilotos nos Estados Unidos, aquisição de armamentos, adaptação de infraestrutura e instalação de simuladores de voo. As entregas tem previsão de início apenas em 2028 e devem seguir até 2033.
A compra dos aviões ocorre durante uma grande modernização para a Força Aérea Helênica (HAF). A organização está adquirindo caças Dassault Rafale da França, enquanto moderniza seus F-16 Fighting Falcon para o padrão Block 70 e aposenta modelos mais antigos, como os F-4 Phantom II, Mirage 2000 e F-16 Block 30.

“O F-35 fornecerá capacidade excepcional para a Força Aérea Helênica, construirá interoperabilidade entre nossos aliados e fortalecerá a eficácia de combate para toda a OTAN”, disse o Tenente-General da Força Aérea Mike Schmidt, diretor e executivo do Escritório de Programa Conjunto do F-35.
“Por várias décadas, a Força Aérea Helênica tem sido nossa parceira, e é uma honra continuar esse relacionamento enquanto a Grécia se torna a 19ª nação a se juntar ao programa F-35″, disse Bridget Lauderdale, vice-presidente da Lockheed Martin e gerente geral do programa F-35.
O anúncio da compra grega também vem num momento de recuperação para o programa. Ainda na semana ada, o Diretor de Operações da Lockheed Martin, Frank St. John, confirmou a entrega do 1000º F-35 fabricado, com a retomada do recebimento dos jatos por parte do Pentágono. A entrega dos aviões estava suspensa desde agosto do ano ado por problemas de software.
Apesar dos problemas, a demanda pelo F-35 permanece alta, especialmente com mudanças dinâmicas no cenário de segurança internacional.