A Força Aérea Ucraniana (UAF) está cada vez mais próxima de receber um belo reforço na forma de 11 caças Mikoyan-Gurevich MiG-29 Fulcrum, oriundos da Eslováquia. Parados desde agosto, os jatos de combate estão prontos para serem enviados à Ucrânia.
Falando ao portal ucraniano Interfax, o ministro das Relações Exteriores da Eslováquia, Rastislav Káčer, confirmou que os aviões da Era Soviética serão enviados ao país o mais rápido possível. A entrevista, realizada na última quinta-feira (08), foi publicada nesta semana.

Questionado sobre o fornecimento dos aviões, Káčer respondeu: “Ainda não entregamos os MiG-29 a vocês, mas estamos prontos para fazê-lo. Conversamos com nossos parceiros na OTAN sobre como fazer isso e hoje [08] tivemos uma discussão muito substancial com o seu presidente (Volodymyr Zelensky). Meu ministro da defesa explicou ao seu presidente como poderíamos fazer isso. E suponho que nas próximas semanas sua delegação virá à Eslováquia e trabalharemos em conjunto com nossos amigos americanos para torná-la realidade”
O Ministro afirma que a doação inclui “alguns milhares de mísseis usados” para os MiG-29. Ele também diz estar “muito otimista de que será feito em breve e chegará à Ucrânia.” Em abril a Eslováquia doou mísseis antiaéreos S-300 ao país.
🇸🇰 MiGs-29:
– modernization by RSK MiG with BAE Systems and Rockwell Collins
– IFF provided and installed by BAE System (will go out)
– new comms, navigation system, also compatible with NATO (will probably stay)
– altimeter in feet, airspeed indicator in knots@IAPonomarenko @jj pic.twitter.com/fR5iXcOXYT— Martin Huba 🇸🇰🇪🇺🇺🇸🇺🇦 (@matosalka) August 13, 2022
A Força Aérea da Eslováquia aposentou 10 MiG-29AS e um MiG-29UBS em 27/08, efetivamente ficando sem jatos de combate de alta performance. Entre 2005 e 2008, os jatos receberam modernizações das empresas RSK MIG, Rockwell Collins e BAe Systems nos sistemas IFF (identificação amigo-inimigo), navegação e comunicação, bem como uma revisão completa nos motores e células.
Enquanto aguarda a chegada dos primeiros F-16 Block 70, prevista para 2024, o país deixou a proteção de seu espaço aéreo nas mãos da República Tcheca e seus caças Saab Gripen alugados.

A doação dos MiG-29 – muito solicitada por Kiev desde o início da guerra com a Rússia em fevereiro – será a primeira composta por aviões completos. O país já recebeu helicópteros, ferramental e peças de reposição/manutenção, mas pede por aviões novos há meses. Um recente artigo de pesquisadores britânicos apontou o JAS-39 Gripen como melhor caça para a Ucrânia no momento.