A Gulfstream realizou o primeiro voo transatlântico do mundo utilizando combustível de aviação 100% sustentável (SAF). O feito aconteceu no dia 19 de novembro com uma aeronave Gulfstream G600, que partiu da sede da empresa em Savannah e pousou 6 horas e 56 minutos depois no aeroporto de Farnborough, na Inglaterra.
O Gulfstream G600 é equipado com os motores Whitney PW815GA, ambos usando 100% SAF, esta missão mostra o potencial para o uso futuro de combustíveis renováveis na aviação, que apresentam menor teor de carbono, enxofre e aromáticos. Os dados coletados deste voo ajudarão a Gulfstream e seus principais fornecedores a avaliar a compatibilidade das aeronaves com futuros combustíveis renováveis de baixo aromático, especialmente sob temperaturas frias para voos de longa duração.
O SAF utilizado no voo foi produzido pela World Energy e entregue pela World Fuel Services. Era composto 100% de ésteres Hidroprocessados e ácidos graxos (HEFA puro), que tem pelo menos 70% menos emissões de CO2 do que o combustível de aviação de base fóssil, ajudando a reduzir o impacto da aviação no clima. Além disso, este combustível com zero adição de aromáticos tem um impacto reduzido na qualidade do ar local e um teor de enxofre muito baixo, o que pode reduzir os impactos ambientais não relacionados com o CO2.
A Gulfstream foi o primeiro fabricante jatos executivos a voar com combustível 100% SAF. Este voo dá continuidade ao trabalho contínuo da empresa para liderar os esforços de sustentabilidade da indústria.
Leia também:
- Qatar Airways a a patrocinar o Inter de Milão
- GOL patrocina maior campeonato de futebol entre favelas do Brasil
- Aviões de dois andares da Emirates receberão investimento bilionário visando eficiência