A Azul celebra, neste sábado, quatro anos de operação do seu Hangar em V. Durante esse período, o espaço se estabeleceu como referência em manutenção com uma capacidade produtiva se aproximando de 45 mil horas por mês.
Desde a inauguração, foram realizados 104 heavy checks, que são manutenções de alta complexidade, além de 469 paradas especiais e checks menores, executadas 24 horas por dia, sete dias por semana.
Para manter a estrutura em funcionamento, o Hangar em V emprega 650 Tripulantes, como são chamados todos os profissionais que atuam na Azul. Desses, 430 trabalham diretamente na manutenção de aeronaves, enquanto o restante integram as equipes de apoio, incluindo Infraestrutura, Segurança, Publicações, GSE, Ferramentaria, Almoxarifado, Melhoria Contínua, Qualidade, Segurança do Trabalho, Sustentabilidade, Redelivery, Engenharia e Planejamento.
Além das atividades de manutenção, o complexo dispõe de um pátio de manobras, áreas de abastecimento e lavagem de aeronaves, e 13 oficinas especializadas, incluindo as de motores, baterias, oxigênio e equipamentos de emergência, desenvolvidas ao longo desses quatro anos. Neste período foram liberadas da oficina de rodas e freios mais de 13.627 rodas e 1209 freios.
O Hangar V ou a ser um centro de inovação, onde as novas ideias geradas pelos Tripulantes são estruturadas para posterior implantação.
“Nos últimos quatro anos, nosso Hangar V não apenas se consolidou como um centro de excelência em manutenção, mas também como um símbolo do compromisso da Azul com a segurança, eficiência e inovação. A cada heavy check, paradas especiais e checks menores, nossa equipe demonstra sua habilidade e paixão por levar os Clientes mais longe. Este aniversário marca o crescimento, a aprendizagem e o sucesso contínuo que experimentamos. Como presente, o Hangar V e Pampulha receberam a certificação EASA para serviços em aeronaves e oficinas. Isso nos enche de orgulho. Estamos ansiosos para os próximos anos de operações, onde continuaremos a elevar os padrões no Brasil e no mundo”, afirmou Flávio Costa, vice-presidente técnico da companhia.
A celebração acontece uma semana após a Azul TecOps, unidade de negócio da Azul criada em abril de 2023 para fornecer serviços de manutenção para outras empresas, obter a certificação da European Union Aviation Safety Agency (EASA) para atender companhias da União Europeia em serviços de manutenção de aeronaves e componentes. A aprovação, que tem validade de 2 anos com possibilidade de renovação, reforça o conhecimento operacional e know-how técnico da Azul, especialmente no hangar de Campinas.
Leia também: