A Heart Aerospace, fabricante sueca de aviões híbridos elétricos, revelou seu primeiro avião demonstrador em grande escala, marcando um marco importante no desenvolvimento de sua aeronave híbrida-elétrica regional, o ES-30.
Construído quase inteiramente nas instalações da Heartilitis, em Gotemburgo, o demonstrador reflete a estratégia da empresa para desenvolver simultaneamente os processos de design e produção. Com uma envergadura de 32 metros, o demonstrador, chamado Heart Experimental 1 (Heart X1), servirá como uma plataforma para testes rigorosos e desenvolvimento de aeronaves Heartilitis ES-30.
O HX-1 será usado para testes em terra, com foco em operações de carregamento, taxiamento e procedimentos de recuperação. Está programado para realizar um primeiro voo total elétrico no segundo trimestre de 2025. Em preparação para este voo, a Heart testará nos próximos sistemas críticos executando testes de hardware dentro e fora do avião.
O desenvolvimento do Heart X1 foi financiado em parte por doações fornecidas pela Agência Sueca de Inovação, Vinnova, destacando a colaboração essencial entre o governo e a indústria necessária para trazer novas tecnologias de aviação ao mercado.
Com base na experiência de desenvolvimento do Heart X1, a Heart agora está focada na criação de um processo de fabricação de aeronaves de última geração que se apoia nas mais recentes tecnologias de componentes e gerenciamento do ciclo de vida do produto, construindo uma linha de montagem orientada, automação e inspeção não destrutiva.
O próximo o no desenvolvimento do ES-30 é uma construção de um protótipo de pré-produção, o Heart X2, com base nas lições aprendidas com o Heart X1. O Heart X2 está programado para um vôo híbrido-elétrico em 2026 e demonstrará o sistema de propulsão independente híbrido da empresa.
O ES-30 é um avião regional híbrido-elétrico com capacidade padrão de 30 ageiros, que promete oferecer sustentabilidade e eficiência incomparável em rota de curta distância. Com um alcance elétrico de emissão zero de 200 km e um alcance híbrido estendido de 400 km.
Leia também:
- Desde 2020, número de processos contra companhias aéreas aumentou, em média, 60% ao ano
- Azul amplia frota do Airbus A330-200 que ficará empregado nos voos para os Estados Unidos e Europa
- Aeroporto de Navegantes projeta quase 200 voos extras por conta da Oktoberfest 2024