A Helisul Aviação, detentora da maior frota de helicópteros da América Latina, acaba de se juntar ao seleto grupo de Empresas Estratégicas de Defesa (EED). O credenciamento é concedido pelo Ministério da Defesa para empresas que oferecem produtos ou serviços voltados à segurança nacional. A homologação foi publicada no Diário Oficial da União, Portaria GM-MD n° 4.514, de 23 de setembro de 2024.
A ideia de uma empresa estratégica está atrelada às políticas de defesa do país, sendo conferido este título a empresas que produzem ou fornecem serviços considerados essenciais para a segurança e soberania nacional. Segundo Humberto Biesuz, superintendente executivo da Helisul, atualmente cerca de 200 empresas brasileiras estão credenciadas. Para obter o aval do Ministério da Defesa, a empresa precisa atender a critérios específicos, como ser brasileira e comprovar conhecimento científico ou tecnológico relevante. O processo é criterioso, exigindo a apresentação de produtos ou serviços que justifiquem sua importância para a segurança do país.
“Na prática, significa que, aos olhos das Forças Armadas, essas empresas têm um status superior em termos de confiabilidade e de papel estratégico na soberania do país”, explica Biesuz. Ele também ressalta que a segurança nacional não se restringe apenas a aspectos bélicos, mas também a insumos essenciais, como ocorreu durante a pandemia, quando as máscaras se tornaram produtos estratégicos.
O trabalho de manutenção dos helicópteros do Exército e da Aeronáutica realizado pela Helisul foi um dos critérios considerados para que a empresa recebesse o credenciamento. “O Brasil não pode depender de empresas estrangeiras para realizar a manutenção dos equipamentos utilizados pelas Forças Armadas. Nosso serviço demonstrou ser essencial para a segurança e soberania do país”, diz Biesuz.
Com isso, a Helisul a a integrar um grupo de empresas que possuem este selo de confiabilidade. “É um reconhecimento muito importante para nós, que demonstra a relevância da nossa empresa para o Brasil”, finaliza o superintendente.
Leia também:
- Embraer está com inscrições abertas para curso de especialização em Software e Ciência de Dados
- KLM pede à União Europeia que implemente ações para defender as companhias aéreas de concorrência “injusta” da China
- United Airlines assina acordo de arrendamento para aquisição de três Boeing 737 e um Boeing 787 Dreamliner
Via: Helisul