Durante a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão em agosto do ano ado, muitas pessoas deixaram para trás não só pertences, mas também centenas de cães e gatos que ficaram abandonados e sem um lar.
Pensando nisso, a Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (SPCA) elaborou a força-tarefa “Missão Possível”, para que estes animais pudessem ser acolhidos e recebessem a chance de encontrar um novo lar em outro país.
Para a missão especial, um Ilyushin-76TD foi escalado para a realização do voo ‘humanitário’ entre Cabul, no Afeganistão, até o aeroporto de Vancouver, no Canadá. Antes de chegar ao Canadá, a aeronave realizou uma parada técnica na Islândia.
Como recentemente o Afeganistão foi palco da evacuação em massa, foi comum ver vídeos e imagens circulando na internet com aeronaves cargueiras transportando pessoas. No caso dos animais, o Ilyushin-76 foi preparado com caixas especiais de transporte e um grande estoque de ração para que os bichanos pudessem voar da melhor forma possível.
MISSION POSSIBLE UPDATE: The plane has landed in Turkey. Our vet team is making sure all animals get plenty of food, water, rest, and cuddles.
Check out our Facebook/Instagram for full updates. #afghanistanevacuation #ksarupdate pic.twitter.com/3MoQ1icumj
— SPCA International (@SPCAINT) January 30, 2022

Para o recebimento e acomodação dos animais, o Aeroporto de Vancouver preparou uma área especial com 1.580 metros quadrados. Dos 300 animais no total, a aeronave soviética transportou 158 cães e 146 gatos, sendo que 66 animais até o momento já encontraram os seus antigos donos
Apesar da complexa logística de resgate, o SPCA vinha elaborando o voo desde o ano ado, mas por conta das incertezas sobre a segurança operacional no Aeroporto de Cabul, que está sob o controle do Grupo Talibã, o resgate só foi possível no final de janeiro deste ano.
Agora, os animais resgatados terão a oportunidade de encontrar novos donos e um lar, ainda que não sejam os seus antigos donos, eles terão a oportunidade de encontrar uma nova família.
Com informações: Simple Flying