Ontem (20), um Boeing 777-200 da United Airlines sofreu uma grave pane no motor direito e teve que realizar um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Denver, no estado americano do Colorado.
A aeronave de matrícula N772UA operava o voo UA-328 entre Denver e Honolulu (Hawaii), com 231 ageiros e 10 tripulantes a bordo. Durante a subida pouco depois da decolagem, as carenagens do motor direito (um Pratt & Whitney PW4077) se soltaram.
O vídeo abaixo mostra partes do turbofan caindo em uma área residencial na cidade de Broomfield, distante 29 quilômetros de Denver. Destroços atingiram casas e carros.
New video of @united engine debris crashing to the ground in Broomfield. Sound up! From Mark Moskovics pic.twitter.com/X8OvKfSUpH
— Matt Mauro (@mattmauronews) February 21, 2021
Nesse outro vídeo pode-se ver a gravidade dos danos no motor.
Segundo a agência Reuters, assim que as imagens dos destroços no solo começaram a circular pela internet, a Polícia de Broomfield pediu para que os mesmos não fossem tocados, a fim de não prejudicar a investigação posteriormente.
John Sloan, leitor do site Aviation Herald, viu e relatou o incidente com o 777: “Eu estava voltando para casa e um ouvi um estrondo. Achei que fosse um caça rompendo a barreira do som, mas quando olhei pra cima vi um avião comercial bimotor com a proa mais ou menos para oeste. As nuvens estavam baixas e ele estava logo abaixo delas então foi difícil discernir os detalhes visuais, mas logo eu escutei o barulho do motor ir de silencioso para moderadamente alto. Não sei se ele [o piloto] aplicou potência ou se foi algum efeito acústico.” disse Sloan ao Aviation Herald.
O relato continua: “Logo atrás parecia haver uma grande nuvem preta, assim como parecia haver uma trilha de fumaça preta saindo do motor. Ao ar por cima de mim a trilha de fumaça desapareceu. Depois de ar por mim, o avião começou a virar de volta para o aeroporto e desapareceu nas nuvens. Ele parecia estar sob controle o tempo todo.”

A aeronave retornou ao aeroporto e fez um pouso de emergência. Ninguém ficou ferido no incidente. A istração Federal de Aviação (FAA) e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) abriram investigações sobre o ocorrido.

Em 2018 um incidente semelhante envolvendo um 777-200 da United, matrícula N773UA, ocorreu durante o voo 1175 entre São Francisco e Honolulu. A aeronave tinha 363 ageiros e 10 tripulantes a bordo. Ninguém ficou ferido.