Desde a última segunda-feira (28) o Rio Grande do Sul está sendo castigado pelas fortes chuvas, que já deixaram nove mortos e 21 desaparecidos segundo a Defesa Civil estadual. Na terça-feira (30), uma família inteira foi resgatada por um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB), que apoia ações de busca e salvamento na região.
Em nota, a FAB diz que as três pessoas, ainda não identificadas, estavam ilhadas “em uma casa com risco de desabamento (água entrando na casa), a qual foi içada e transportada da região de Candelária até Santa Cruz.”
As imagens divulgadas pelo Comando Aeronáutica nesta quarta-feira (01) mostram o resgate da família gaúcha. Pai, mãe e filha foram içadas por um helicóptero H-60L Black Hawk do Esquadrão Pantera (5º/8º GAv). A unidade da Base Aérea de Santa Maria emprega dois helicópteros nas ações de salvamento.
Assista o momento do resgate:
FAB resgata família em Candelária durante enchentes no RS.
Segundo o Comando da Aeronáutica, o grupo estava ilhado em uma casa com risco de desabamento. O resgate foi conduzido por militares do Esquadrão Pantera com um helicóptero H-60 Black Hawk 🚁 pic.twitter.com/lHPV9ujRp5
— Aeroflap (@Aeroflap) May 1, 2024
Além da FAB, o Exército Brasileiro também está atuando no e à população gaúcha. A Polícia Militar de São Paulo enviou um de seus helicópteros Águia e o Governo Federal deve reforçar ações de apoio após apelos do governador Eduardo Leite, que publicamente solicitou “todo apoio aéreo possível”.