A Índia fez história nesta quarta-feira (23/08) após tornar-se o primeiro país a pousar no lado escuro da Lua, região inexplorada pelo homem até então em uma missão avaliada em US $80 milhões.
A missão bem sucedida foi concretizada quando a sonda Chandrayaan-3 pousou na Lua por volta das 9h34 (horário de Brasília), tornando a Índia o quarto país a pousar na Lua. Outros três países também já realizando o feito sendo: os Estados Unidos (1966), Rússia (1966) e China (2013).
🚨URGENTE; Pela primeira vez na história a Índia pousa na Lua. O país indiano se torna a 4º Mundial marcar o feito histórico #Chandrayaan3 🇮🇳 pic.twitter.com/ITRjieQdAb
— Astronomiaum (@Astronomiaum) August 23, 2023
🚨ATENÇÃO: As imagens do momento da descida da Chandra3 da Índia na Lua! 🇮🇳 #Chandrayaan3 pic.twitter.com/0lJrCebv
— Astronomiaum (@Astronomiaum) August 23, 2023
O evento histórico foi acompanhado pelo primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, que está em Joanesburgo em decorrência da cúpula do Brics. Modi parabenizou a missão e os cientistas da agência espacial da Índia, e disse que a conquista é um grande feito para a humanidade, e que os países do Sul Global também podem ‘ambicionar a exploração da Lua’.
Agora, a sonda Chandrayaan-3 continuará operacional por mais 14 dias, período que explorará os compostos minerais (rochas) do solo, bem como realizará experimentos em busca da presença de água. Além disso, a exploração da parte escura da Lua poderá trazer novas respostas acerca da formação do sistema solar e do universo.
É a segunda vez que a Índia realiza a mesma missão do tipo. A primeira tentativa foi em 2019 com o Chandrayaan-2, porém, a missão fracassou após um erro de software dos motores, ocasionando na explosão da sonda.
Leia também:
- TudoAzul anuncia parceria com empresas de moda e vestuário
- Com corridas em pista de aviões, Flying Run BSB 2023 reúne mais de 2 mil atletas neste domingo (27)
- South African Airways retomará ao Brasil com o Airbus A330-300