Diante do aumento das tensões no Oriente Médio envolvendo Israel, Irã e o grupo extremista do Líbano Hezbollah, os últimos dias foram marcados por conflitos expressivos, principalmente por parte do Irã e Israel.
Por falar em Irã e Israel, relatos indicam um maciço ataque de mísseis iranianos contra pontos estratégicos de Israel, incluindo a base aérea de Nevatim, localizada no deserto de Negev.
Segundo a mídia iraniana e sites especializados em aviação militar, a base de Nevatim foi duramente atacada, com dezenas de caças de quinta geração F-35 destruídos. Fontes dizem que mais de 20 aeronaves foram destruídas.
Considerada uma das mais importantes bases aéreas de Israel, Nevatim conta com três esquadrões do F-35I: o 116 Squadron Lions of the South, 140 Squadron Golden Eagle, ambos de combate, e o 117 Squadron First Jet Squadron, de treinamento.
Sendo o segundo grande ataque do Irã contra Israel em 2024, estima-se que cerca de 200 projéteis foram laçados pelos iranianos, evidenciado que a sofisticada rede de defesa aérea israelense conta com fragilidades, conforme relatado pelo Military Watch Magazine.
Ainda não se sabe qual será o impacto sobre Força Aérea de Israel (IAF) com a suposta perda considerável da frota do F-35I, todavia, a IAF também apresentou baixas com caças F-15 na base aérea de Hatzerim, conhecida pela sua capacidade de academia de voo. É bastante provável que Israel realize um grande até contra o Irã como resposta.
Leia também:
- Jet Aviation adquire FBO em aeroporto nos EUA
- Neajets é autorizada a operar FBO exclusivo em aeroporto nos EUA
- Azul inicia Outubro Rosa com Embraer E2 composto por tripulação 100% feminina em Campo Grande
Com informações: Military Watch Magazine