O segundo Airbus KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou na tarde desta quarta-feira (11) do Aeroporto de Tel Aviv, Israel. A bordo estão mais 211 brasileiros que deixam o país após os ataques do grupo jihadista Hamas.
Este é o segundo voo de repatriação da Operação Voltando em Paz. A primeira aeronave pousou nesta madrugada em Brasília, também com 211 pessoas. É previsto que sejam realizados mais três voos, dois com os KC-30 e um com o Embraer KC-390 Millennium; assim como os Airbus, o KC-390 está realizando uma escala em Roma antes de seguir para o Oriente Médio.
Outros dois Embraer VC-2, usados pela Presidência da República, estão disponíveis para a operação, a maior do tipo já realizada pela Força Aérea.
O FAB 2902 decolou de Tel Aviv às 12h31 (horário de Brasília) e fará um voo direto até o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, onde deverá pousar na madrugada de quinta-feira (12). Minutos após a decolagem o jato da FAB já liderava entre os tráfegos mais acompanhados no mundo no site de rastreamento Flightradar 24. O deslocamento em tempo real da aeronave pode ser acompanhado clicando aqui.

O primeiro voo de repatriação chegou no Distrito Federal nesta madrugada, também com 211 ageiros segundo a FAB e o Ministério das Relações Exteriores.
Após o pouso em Brasília, 104 ageiros foram levados em jatos C-99 e KC-390 para a Base Aérea do Galeão.
Após o pouso em Brasília, no KC-30, 104 brasileiros repatriados embarcaram em outras aeronaves da Força Aérea Brasileira (C-99 e KC-390), com destino ao Rio de Janeiro (Base Aérea do Galeão).
PUBLICIDADE 🎥Ten Alana, Ten Fernanda #ANossaForçaOndeOBrasilPrecisar… pic.twitter.com/MirYczGVTY
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) October 11, 2023
Para atender os brasileiros que moram em outros estados, o Governo fechou parceria com a Azul Linhas Aéreas, que transportará os demais ageiros aos seus destinos finais de forma gratuita.