De tempos em tempos as companhias aéreas precisam lavar os motores dos seus aviões internamente. O procedimento normal utiliza água sob pressão enquanto o motor gira sem precisar ser ligado, existe até mesmo um equipamento específico, que se fixa ao spinner do motor, como podemos ver no vídeo abaixo.
https://youtu.be/pPxC83dMnQc
Porém a Japan Airlines (JAL) está implementando um novo método da GE Aviation, aplicado por enquanto nos motores CF34 dos aviões Embraer E170 e E190. Este utiliza espuma, e evita o desperdício de combustível e água no processo.
A tecnologia 360 Foam Wash, que utiliza espuma, pode economizar até 82000 litros de combustível por ano, de acordo com a GE, e representa até 285 toneladas de carbono que não serão emitidos por ano na atmosfera.
De acordo com a GE, o 360 Foam Wash também pode ser usado em vários programas de motores GE, incluindo as famílias de motores GE90, GEnx, CF34 e CF6.
“Na limpeza com água convencional, a água é atomizada e pulverizada no compressor do motor, mas na limpeza com espuma, um agente de limpeza espumante aquecido especial é injetado no motor para remover quimicamente as partículas de poeira e sujeira inaladas durante o voo”, disse a JAL.
Além disso, manter um motor limpo é uma vantagem para as companhias aéreas. As partículas que ficam em seu interior perturbam a parte aerodinâmica e adicionam peso aos componentes, causando um consumo de 1 a 2% superior de combustível quando nessa condição.

A subsidiária regional da JAL, a J-Air, opera uma frota de 18 aviões E170, de acordo com dados de frotas da Cirium. A companhia aérea também opera uma frota de 14 aeronaves regionais E190, que também são equipadas com motores CF34.