A USAF (Força Aérea Americana) informou na última terça-feira (11) que militares da Força Aérea Sul-Coreana (ROKAF) e da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) participarão do exercício Red Flag-Alaska 21-2.
O evento será realizado entre os dias 10 e 25 de junho, com a maioria das aeronaves operando a partir da Base Aérea de Eielson e da Base Conjunta de Elmendorf-Richardson, no Alasca.
“Além dos Estados Unidos, membros da Koku-Jietai (Força Aérea de Autodefesa Japonesa) e da Força Aérea da República da Coréia estão programados para participar, permitindo a troca de táticas, técnicas e procedimentos enquanto melhora a interoperabilidade com outros militares”, diz a USAF em comunicado, sem citar possíveis aeronaves que os dois aliados poderiam enviar para o treinamento.

Espera-se que aproximadamente 1500 militares participem do exercício que terá mais 100 aeronaves e 20 unidades. Os exercícios Red Flag-Alaska, patrocinados pelo Comando das Forças Aéreas do Pacífico, oferecem oportunidades únicas para integrar várias forças em um ambiente de ameaça realista e remontam a 1975, quando foram realizados na Base Aérea de Clark, nas Filipinas, na época chamados de COPE THUNDER.
