Um jato de treinamento BAe Hawk T.1 dos Red Arrows, a equipe de demonstração da Força Aérea Real (RAF), quebrou a barreira do som durante um mergulho de alta velocidade. O estrondo sônico (sonic boom) causado pela aeronave chamou atenção residentes da região de Norfolk, leste da Inglaterra, na terça-feira (25).
This was going on earlier over Hethersett, even if you can't see them on this video you can certainly hear them! pic.twitter.com/nAZiB5tSW3
— Steve Smith 🇪🇺 🇺🇦 (@stevesmith1944) October 25, 2022
“Acabei de ouvir uma grande explosão em Reffley, minhas janelas tremeram, alguém sabe o que foi ou você ouviu de onde estava? Alguém em King’s Lynn ou nos arredores ouviu isso?”, disse um internauta.
Segundo a BBC, dados do site de rastreamento Flightradar24 mostram apenas um Hawk na região. A aeronave acrobática decolou da base de RAF Waddington, em Lincolnshire, sobrevoou a região de Norwich e ou por King’s Lynn, localidade mencionada acima.
Just heard a big explosion in Reffley, my windows shook, anyone know what it was or did you hear it from where you were? Anyone in or around King’s Lynn heard it? #explosion #kingslynn
— Steven Kirby (@steven_kirby90) October 25, 2022
PUBLICIDADE
Depois dos relatos, o Ministério da Defesa confirmou que a “explosão” foi causada pelo voo supersônico do jato monomotor, afirmando que a aeronave ava por um testes após um período de manutenção.
“O estrondo sônico […] foi inadvertidamente causado por uma aeronave Hawk da RAF completando um mergulho de alta velocidade como parte de um cronograma de testes aéreos”, disse um porta-voz do Ministério.

O Hawk foi desenvolvido na década de 1970 pela Hawker Siddeley como um treinador avançado. O jato foi adotado pela equipe de demonstração aérea em 1980, substituindo o Folland Gnat operado desde 1964. Mais de 1000 Hawks foram fabricados e o modelo segue em produção para operações de treinamento e combate leve. Também é operado pela Marinha dos Estados Unidos em uma versão modificada, o T-45 Goshawk.
Apesar de não ser capaz de atingir a velocidade do som – cerca de 1234 km/h ao nível do mar – em voo nivelado, o Hawk (assim como várias outras aeronaves militares subsônicas) pode ultraá-la em um mergulho acentuado, como neste caso. Recentemente um Hawk da equipe teve o canopy quebrado ao colidir com um pássaro durante uma demonstração.